Tufão obriga Suzuka a cancelar atividades deste sábado

A previsão de que um tufão atingirá Suzuka neste sábado obrigou os organizadores da Fórmula 1 a cancelarem as atividades deste sábado do Grande Prêmio do Japão. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (fim de tarde no Japão), após reunião entre a organização da prova e os representantes das equipes.

"Depois de um aviso das autoridades locais, por causa da previsão de um tempo muito ruim, os organizadores propuseram o fechamento do circuito de Suzuka no sábado, 9 de outubro, o que aceitamos", disse a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), em nota oficial.

Com isso, toda a programação passou para o sábado (domingo, no Japão). Das 21h às 21h50 (horário de Brasília), acontece o treino de pré-classificação. Em seguida, às 22h, está previsto o treino classificatório, que define o grid de largada. A prova, com 53 voltas, tem início horas depois, às 2h30 da madrugada de domingo.

O adiamento é inédito. É a primeira vez na história da Fórmula 1 que os treinos classificatórios são marcados para o dia da corrida. Já os treinos desta sexta, que tiveram o alemão Michael Schumacher com o melhor tempo, foram prejudicados pela chuva.