Brasileiro com Aids é barrado nos EUAUm professor brasileiro afirma ter sido expulso dos EUA no dia 2 deste mês por ser portador do vírus da Aids. Contrariando recomendações reiteradas de órgãos da ONU, os Estados Unidos e mais uma dezena de países ainda vetam totalmente a entrada de soropositivos, mesmo para curta permanência no país.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou não ter encontrado registros anteriores de expulsões por esse motivo nos EUA, desde 1999. O órgão disse não ter sido informado ainda oficialmente sobre o caso. Apesar de a proibição contrariar princípios defendidos pelo governo no tratamento a soropositivos, o Itamaraty e o Ministério da Saúde evitaram comentar a expulsão, devido às regras para entrada em um país serem uma decisão soberana das nações. A ONU (Organização das Nações Unidas), no entanto, considera que a norma fere a legislação internacional de direitos humanos, que veta a discriminação em razão de doença.
"O meu problema foi ter sido honesto. Tive vontade de morrer", disse o professor de inglês Apolo Marcos, 48, que pretendia obter mais dados de um tratamento experimental a que se submete e visitar amigos. Ele tinha visto de turista, válido por dez anos e cancelado no mesmo dia 2.
0 Responses to
Something to say?