Por: Ronaldo Hung





Nesta semana chega a nova animação do diretor Hayao Miyazaki, que vem fazendo boa carreira internacional, e também a ficção científica “A Ilha”. Confira todas as estréias.

O CASTELO ANIMADO
Animação do mesmo diretor de “A Viagem de Chihiro” e, como sempre, uma festa para os olhos de quem curte o gênero. Além é claro das inúmeras interpretações que se pode fazer da fita. Ao que consta, a história é baseada em um conto da escritora Diana Wynne Jones: uma garota de 18 anos é amaldiçoada por uma feiticeira e transformada numa velhinha de 90 anos. Para tentar escapar do encanto, ela terá que enfrentar demônios, magos e coisas do gênero. Distribuída pela Disney, a fita tem ainda um toque de romance e não é para crianças. Na versão americana, gente de peso dublou os personagens, como Lauren Bacall, Christian Bale (o novo Batman) e o comediante Billy Crystal. Programão da semana.

A ILHA
Ficção científica com a marca do produtor Michael Bay, responsável por vários blockbusters do cinema atual (“Pearl Harbor”, “Amargedon”, “Bad Boys”). Curiosamente, este é o primeiro trabalho de Bay que não é parceria com Jerry Bruckheimer (outro produtor de sucesso no cinemão atual). A julgar pelo trailer, parece um “Logan´s Run” atualizado.
No século XXI, o herói vivido por Ewan McGregor descobre que os seres humanos estão sendo substituídos por clones. Decide então empreender uma grande fuga rumo a tal ilha do título, ao lado da bela Scarlett Johansson (de “Encontros & Desencontros”, recentemente vista na comédia “Em Boa Companhia”). No elenco, destacam-se ainda Steve Buscemi e Michael Clarke Duncan.

NEM TUDO É O QUE PARECE
Fita policial inglesa, uma viagem ao submundo do comércio das drogas. O protagonista é um traficante (ou negociador de mercadorias, como ele se auto-denomina), que lida com cocaína e ecstasy, decidido a se aposentar. Mas, como sempre, há favores a serem pagos a um certo chefão do crime. Obviamente, ele vai descobrir que abandonar o negócio é muito mais complicado do que parece. Ainda que o tema já seja lugar-comum em filmes do gênero, parece interessante, com produção caprichada e muita música. A produção e direção é de Matthew Vaughn, que junto com Guy Ritchie, produziu os interessantes “Snatch” (de 2000) e “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (em 1998).

CORAÇÕES E MENTES
Documentário sobre o Vietnã, premiado com o Oscar da categoria em 1975. Faz uma dissecação do conflito, com muitas imagens de arquivo e entrevistas com soldados. O enfoque é inovador ao dar voz aos dois lados participantes, tanto americanos como vietnamitas. Isso dá pano para manga, com temas como militarismo e racismo.