Por: Ronaldo Hung






A DAMA NA ÁGUA (Lady in The Water)
Novo suspense do diretor M. Night Shyamalan, criador de “O Sexto Sentido” e outros do gênero. Bryce Dallas Howard (que esteve em “A Vila”) faz uma misteriosa jovem encontrada em uma piscina. Ao que parece, ela seria uma personagem de contos de fadas que precisa retornar ao seu mundo mitológico. Em se tratando de Shyamalan, nada é o que parece ser. Há quem goste do seu estilo. Outros abominam. Parece mais uma visão dark do mundo de histórinhas infantis. A conferir.

MINHA SUPER EX-NAMORADA (My Super Ex-Girl Friend)
Comédia dirigida por Ivan Reitman (um dos “Caça-Fantasmas”), que parece meio maluca, a julgar pela sinopse: sujeito descobre que sua ex-namorada é uma super-heroína. O elenco conta com gente especializada no assunto, como Luke Wilson, Anna Faris (da série “Todo Mundo em Pânico”) e Uma Thurman, que faz o papel principal, se divertindo bastante como a tal G-Girl.

A CASA MONSTRO (Monster House)
Animação americana dirigida por Gil Kenan, que ganhou o Oscar de curta animado por “The Lark”. Na produção estão os nomes responsáveis pela série “De Volta para o Futuro”, Steven Spielberg e Robert Zemeckis. A animação, aliás, lembra o estilo utilizado por Zemeckis em “O Expresso Polar”. Na história, duas crianças descobrem, no Dia das Bruxas, que a casa vizinha está viva, engolindo tudo que existe no jardim. Parece render uma boa sessão da tarde. Entre os dubladores, presença da atriz Kathleen Turner (que faz a tal casa).

O SABOR DA MELANCIA (Tian Bian Yi Duo Yun)
Comédia de Taiwan, co-produzida pela França. Como o nome já diz, é um daqueles filmes cabeça. Mas é um musical também, com toques surrealistas sobre uma forte seca que atinge a China, obrigando a população a tomar suco de melancia. A fita foi premiada no Festival de Berlim em 2005.

VÔO UNITED 93 (United 93)
Drama que retrata os acontecimentos do ataque às torres gêmeas em 11 de setembro. Outro está para estrear, com Nicolas Cage, contando o atentado do ponto de vista dos bombeiros e policiais. Esta fita, como o título já deixa claro, é o drama vivido pelos passageiros de um dos vôos tomados pelos terroristas, que acabou caindo em uma planície, sem nenhum sobrevivente. Os acontecimentos seguem tempo real, garantindo a tensão. Em se tratando de algo verídico, nem todo mundo está disposto a pagar um ingresso para sofrer de novo. Mas não deixa de ter sua importância. O diretor Paul Greengrass é o mesmo de “A Supremacia Bourne” (um bom exemplar do gênero espionagem).

CASSETA & PLANETA: SEUS PROBLEMAS ACABARAM (Nacional)
Comédia da turma do Casseta & Planeta, a última com Bussunda (que faleceu durante a Copa do Mundo). Agora, um advogado quer processar a famosa Organizações Tabajara, acusando-a de venda de produtos nocivos à saúde. Quem curte os humoristas não deve se decepcionar. Fazendo ponta, astros como Luana Piovani, Marcos Pasquim e Juliana Paes.

CAFUNÉ (Nacional)
Drama nacional que conta o romance de dois jovens de diferentes classes sociais, com todos os problemas que a situação provoca. Ele um favelado, ela da classe média alta. Bastante curto (70 min.), o filme inova pela ousadia da sua estratégia de distribuição: além dos cinemas, o trabalho pode ser baixado gratuitamente pela internet.