Por: Ronaldo Hung





Feriadão na cidade, com boas opções nas telonas. Confira todos os lançamentos.

JOGOS MORTAIS III (Saw 3)
E a série do maníaco Jigsaw chega ao terceiro capítulo nos cinemas, continuando a saga do malucão pra lá de sádico. Desta vez arrumaram até uma aprendiz para ele (sinal de que a franquia vai bem, obrigado). A direção continua a cargo de Darren Lynn Bousman, que afia as lâminas ao contar o que acontece quando o assassino descobre estar com uma doença terminal, mas não deixa de aterrorizar meio mundo com suas charadas de vida ou morte. Para quem gostou dos outros, não falta sangue na tela.

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO - PRÓLOGO NO CÉU (Saint Seiya: Tenkai-hen josô – Overture)
Animação do conhecido anime de muito sucesso por aqui, que chega com atraso de 2 anos em relação ao seu lançamento no Japão. Destinado aos fãs, é programão garantido. Quem não conhece bem toda a mitologia que envolve o desenho talvez ache tudo meio confuso. Nessa aventura os heróis continuam a defendem o tal do santuário deles mais uma vez. O charme fica também por conta da dublagem, que conservou as vozes conhecidas da televisão, e da música tema, cantada pelo vocalista do grupo Angra.

O GRANDE TRUQUE (The Prestige)
Wolverine encontra o Batman. Pelo menos em termos. O elenco de rostos conhecidos garante o interesse dessa fita, que tem Hugh Jackman (o Wolverine), Christian Bale (o Batman), Michael Caine (o Alfred do Batman), a bela Scarlett Johansson e até o popstar David Bowie. O diretor Christopher Nolan é o mesmo de “Amnésia” e “Batman”. O filme mostra a disputa entre dois mágicos, no século XIX, com trapaças, truques e, é claro, uma garota no meio da história.

UMA VERDADE INCONVENIENTE (An Inconvenient Truth)
Documentário que, segundo consta, foi idéia de Al Gore (o vice de Bill Clinton). Trata da questão do meio ambiente, aquecimento global, através de palestras proferidas pelo político. Na direção, Davis Guggenheim, que vem da televisão (ele dirigiu episódios de 24 Horas e também ER).

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (Idem)
Produção nacional, um drama político dirigido por Caio Hamburger (do filme Castelo Rá-Tim-Bum), premiado no último Festival do Rio. Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, enfrentando inúmeras crises políticas. Mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto mineiro de classe média, de 12 anos e apaixonado por futebol e por jogo de botão, tem pouco a ver com a ditadura militar que domina o país. Seu maior desejo é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. Subitamente, ele se vê separado dos pais, que “saem de férias”. Mauro vai morar na casa do avô que pouco conhece e é obrigado a se adaptar a uma estranha e divertida comunidade: o Bom Retiro, bairro de São Paulo que abriga judeus e italianos, entre outras culturas.

A ÚLTIMA NOITE (A Prairie Home Companion)
Comédia dramática musical dirigida por Robert Altman e com elenco de astros (Meryl Streep, Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Kevin Kline, Lindsay Lohan). O título original é o nome de um famoso programa de rádio americano que durou por mais de 30 anos, até seu final diante da chegada da televisão. A história da última transmissão serve de pano de fundo para o diretor intercalar vários personagens. Altman entende do assunto e merece uma espiada.

PAIXÃO SEM LIMITES (Asylum)
Drama inglês que também conta no elenco com o sempre competente Ian McKellen (em papel previsto para Liam Neeson). Ele faz um psiquiatra cuja esposa tem um caso com um dos seus pacientes (possivelmente um maluco que teria matado sua mulher).