Principais assuntos dos jornais de hoje
Folha de S.Paulo
Crise externa não afeta país, diz Palocci
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, afirmou ontem que a atual turbulência no mercado financeiro internacional não prejudicará o crescimento econômico esperado para o Brasil neste ano. Palocci afirmou que o país hoje tem melhores fundamentos econômicos do que no passado.
O Estado de S.Paulo
Justiça suspende expulsão de jornalista
Ministro do STJ concedeu salvo-conduto a correspondente do New York Times. Larry Rither teve o visto suspenso depois de escrever artigo sobre consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelo presidente Lula.
Jornal do Brasil
Lula reserva 50% de vagas para carentes
O governo promete garantir metade das vagas em universidades federais para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O projeto, anunciado pelo presidente Lula, será enviado ao Congresso ainda este semestre. O ministro da Educação, Tarso Genro, defende a proposta sob o argumento de que permitirá o acesso de alunos carentes ao ensino superior.
O Globo
Aluno da rede pública terá 50% das vagas nas universidades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que vai enviar ao Congresso projeto de lei determinando a reserva de metade das vagas em faculdades e universidades federais a alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Segundo o presidente, isso vai garantir que 60 mil vagas sejam destinadas todos os anos à população carente. Este sistema inclui as vagas reservadas a negros e índios.
Diário de S.Paulo
Correção do FGTS será paga de uma só vez para os idosos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente ontem a liberação do saque das correções do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em parcela única para os trabalhadores com mais de 60 anos de idade. A medida ajusta o acordo das perdas dos planos econômicos Verão (janeiro de 1989) e Collor I (abril de 1990) ao Estatuto do Idoso, que entrou em vigor em janeiro desse ano. Os detalhes devem ser conhecidos somente hoje com a publicação de uma Medida Provisória (MP) sobre o assunto.
O Estado de Minas
STJ garante permanência de jornalista americano
O jornalista William Larry Rohter, do New York Times, ganhou ontem o direito de permanecer no Brasil, graças a salvo-conduto expedido pelo ministro Francisco Peçanha Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com base em habeas corpus pedido pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ).
0 Responses to
Something to say?