Por: Ronaldo Hung





Os filmes indicados ao Oscar começam a dominar o circuito. Esta semana chega o tão comentado “Segredo de Brokeback Mountain”, entre outros. Confira todas as estréias:

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (Brokeback Mountain)
A comentada produção de Ang Lee chega prometendo uma boa carreira nas telas. A fita levou 4 Globos de Ouro e foi indicada a 8 Oscars (incluindo filme, diretor e até ator, para Heath Ledger). A curiosidade, digamos assim, é colocar um diretor oriental em um filme ambientado no território de vaqueiros, figuras sagradas para os americanos. Por outro lado, esse ângulo diferente do assunto é interessante e desperta curiosidade.

A história todo mundo já ouviu falar: é um grande drama sobre dois vaqueiros que quando jovens eventualmente acabam se envolvendo em um romance gay, mas cujas vidas tomam rumos diferentes. Esse é o tal segredo da tal montanha (e não estamos revelando nada demais). O tema é tratado com humanidade e sinceridade pelos atores, sem nunca ser caricato ou ofensivo. Mas não é fita para todos os públicos.

BOA NOITE E BOA SORTE (Good Night, and Good Luck)
Produzido e dirigido pelo astro George Clooney, esta fita é um drama político na tradição do diretor Sidney Pollack que abriu a última Mostra de Cinema de São Paulo O filme foi muito bem recebido pela crítica e concorre a 6 Oscars. Mas é um trabalho difícil para atingir o grande público (se bem que nem parece ser esta a intenção).

Todo filmado em preto e branco e utilizando cenas de arquivo, acompanha o trabalho de um jornalista para denunciar um importante senador americano, em plena época das caças às bruxas do comunismo. Clooney é coadjuvante (ele faz um produtor da tv) e realizou um trabalho competente, com produção caprichada, músicas de época, tudo no lugar para criar o clima para o roteiro. Ah sim, o título é referência à fala que encerra o noticiário onde o repórter trabalha (usada inclusive pelo jornalista Paulo Henrique Amorim). Merece ser conhecido.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (Memoirs of a Geisha)
Dramalhão produzido por Steven Spielberg e dirigido por Rob Marshall (de “Chicago”) que concorre a 6 Oscars (todos técnicos, como trilha, figurino). O roteiro é baseado em best-sellerde Arthur Golden e traz em seu elenco os principais nomes orientais da atualidade: Zhang Ziyi, Gong Li, Michelle Yeoh e Ken Watanabe. O grande porém foi colocarem um chinesas nos papéis de japonesas. Isso gerou muitos comentários e manifestações (a fita está até proibida de ser exibida na China).

Mas é um grande trabalho, daqueles de encher as telas e os olhos, cujo título já diz a que veio. É a história de uma bela jovem orfã que é novata em uma casa de gueixas, sendo protegida pela matriarca. Dizem que tudo é fantasioso demais, mas isso não é novidade quando falamos de cinema. E o bonito elenco feminino já é referência para uma espiada. Vale conhecer.

WOLF CREEK - VIAGEM AO INFERNO (Wolf Creek)
Terror com mochileiros nunca foi novidade no cinema. É aquela velha história: de tempos em tempos sempre surge algum título do gênero (isso sem contar as coisas que saem direto para locação). Esta é ambientada no interior da Austrália e traz duas garotas e um rapaz em apuros no Parque Nacional (o tal Wolf Creek do título), na figura de um psicopata. Em uma frase: o lado negro de Crocodilo Dundee. Não há rostos conhecidos no elenco. Parece ser uma sessão pipoca para quem curte o gênero e quiser arriscar. Mas deve ficar mais aceitável no vídeo.

VOVÓ... ZONA 2 (Big Momma´s House 2)
Seqüência da fita de sucesso do ator Martin Lawrence, que novamente vive o agente do FBI que se disfarça de babá para prender uma criminosa (especialista no golpe de casar com homens ricos e matá-los, para ficar com o dinheiro deles). Agora o seu personagem está casado com a mocinha da fita original e vive em Miami. Mas a comédia não pareça trazer nenhuma novidade. Outra sessão da tarde que deve se dar melhor quando for lançada para locação.

EDISON - PODER E CORRUPÇÃO (Edison)
Filme policial que tem um elenco de respeito: Morgan Freeman e Kevin Spacey. Além disso, traz a estréia nas telas do cantor Justin Timberlake (a quem isso possa interessar...). Timberlake faz um novato jornalista designado a cobrir um julgamento na tal cidade do título. Obviamente, ele descobre algo estranho envolvendo corrupção com a polícia local (Freeman faz o editor do jornal). O diretor David J. Burke é
macaco velho do assunto, tendo escrito e produzido em séries da tevê do gênero, como Lei & Ordem.