Identificação de transgênico passa a ser obrigatória no país

A partir de hoje, produtos que contenham ou sejam elaborados com ingrediente à base de soja só poderão ser comercializados se trouxerem no rótulo informações sobre a presença do organismo geneticamente modificado.

A regra vale para alimentos destinados ao consumo humano ou animal, e o descumprimento pode implicar multa de até R$ 3 milhões ou apreensão do produto. Na segunda-feira, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, manteve para hoje a data. O prazo para a nova rotulagem venceu inicialmente em fevereiro, mas o governo acabou adiando a aplicação da regra por mais um mês.

Para produtos contendo acima de 1% de soja transgênica, será obrigatória a impressão nos rótulos de um "T" estampado em um triângulo. Alimentos à base de soja transgênica relativa à safra colhida em 2003 estão livres dessa exigência.

Para a safra colhida neste ano, o símbolo será obrigatório. "Para os importados, também não há exceção", explicou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita.
Fonte: Folha Online