Masp recebe doação de obra avaliada em mais de US$ 1 milhão

A "Crucificação de Cristo", um óleo sobre madeira com moldura original, de autoria de Jan van Dornicke (1470-1527), é a mais nova doação recebida pelo Masp. A obra, avaliada em mais de US$ 1 milhão, é proveniente da Colnaghi Gallery, de Londres.

Trata-se de um tríptico --pintura disposta em uma estrutura ternária, dotada de um compartimento central ao qual se articulam duas abas laterais. Ele representa, à esquerda, a subida ao calvário, no centro, a crucificação, e, à direita, a deposição de Cristo no sepulcro. A obra é representativa do Renascimento flamengo

Segundo a direção do museu, apesar das numerosas doações que recebeu nos últimos 50 anos, o Masp não era agraciado com uma obra desta relevância desde o final dos anos 50, quando foram interrompidas as grandes campanhas promovidas por Assis Chateaubriand.

Segundo a assessoria do Masp, em seus 56 anos de história, o museu não tinha ainda conseguido oferecer ao público uma obra íntegra, de autoria direta de um grande mestre do Renascimento flamengo, com exceção do fragmento representando "A Virgem em Lamentação", de Hans Memling (1435-1494), e do "Casamento Desigual", obra de um seguidor de Quentin Metsys (1466-1530).