A sedução em exposição

Desde os tempos remotos, a mulherada vem se sacrificando em nome da sedução. Pode ser um espartilho esmagando as costelas ou uma intervenção cirúrgica para implantar silicone e deixar os seios volumosos. Não importa, os métodos mudaram ao longo dos anos, mas os fins são o mesmo: tornar-se atraente, seduzir, conquistar o olhar do outro. Um pouco dessa história está na exposição “O Preço da Sedução – Do Espartilho ao Silicone”, no Itaú Cultural (SP).

Essa trajetória histórica da arte de seduzir é contada em filmes, fotos, quadros, anúncios publicitários e alguns apetrechos, como sutiãs, jóias, sapatos e outros balangandãs. A curadora Denise Mattar partiu das damas do século 19 e suas cinturinhas de pilão até chegar a moderníssima Lara Croft, a beldade que nasceu do computador e só ganhou versão em carne em osso na pele de Angelina Jolie.

A exposição ainda conta com quadros de artistas como Rodolfo Amoedo, Ismael Nery, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi, Lasar Segall e Portinari. Para quem quer ficar no universo pop, pode conferir a mostra de filmes, que traz obras como “Uma Linda Mulher”, “A Época da Inocência”, “Dona Flor e seus dois Maridos”, “Strip-Tease” e “O Anjo Azul”.
Talvez agora você vai entender porque a sua gata passa horas no shopping center ou se preparando para sair. (Crédito dos quadros: divulgação / A imagem ao lado é uma montagem de Isaac Haimovic)

“O Preço da Sedução – Do Espartilho ao Silicone”.
Onde: Itaú Cultural, Av. Paulista, 149. Tel.: (11) 3268 1776.
Quando: Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h.
Programação da mostra de filmes disponível no site www.itaucultural.org.br
Até 30 de maio de 2004.