Imagem do Hubble lembra pintura de Michelangelo

Mais uma imagem feita pelo telescópio espacial Hubble surpreendeu os astrônomos. Desta vez, da Nebulosa do Inseto (NGC 6302), localizada a cerca de 2.000 anos-luz de nosso sistema solar, na Constelação de Escorpião.

A foto mostra impressionantes paredes de gás comprimido, entrelaçadas com colunas e bolhas de gás. Uma saliência escura, formada de poeira, circula a nebulosa interna (veja na imagem no canto superior direito). A imagem lembra a "A Criação de Adão", de Michelangelo, pintura feita na Capela Sistina, no Vaticano.

No coração desse "tumulto" cósmico, onde jatos de gás são expelidos a 400 quilômetros por segundo, está uma das estrelas mais quentes conhecidas.

Apesar de uma temperatura de incríveis 250.000 °C, a estrela mesmo nunca foi vista, pois está escondida por "véus" de poeria estelas e brilha mais fortemente na faixa ultravioleta de luz, o que torna difícil sua observação.

O Hubble completou 14 anos de operação na semana passada. Apesar dos bons resultados, o telescópio espacial deverá ser desativado até 2007.
Fonte: UOL Inovação

Veja mais imagens do Hubble