Cinema: Coluna da semana

Por: Ronaldo Hung

O circuito já começa a se preparar para a chegada do “Homem-Aranha 2”, com estréia prevista pra a próxima semana. Ainda assim, duas opções chegam às telas: “Matadores de Velhinhas” e “Leis da Atração”.

Matadores de Velhinhas (The Ladykillers, EUA/2004), traz Tom Hanks no papel principal, nesta que é uma refilmagem de “Quinteto da Morte”, dirigido por Alexander Mackendrick (em seu currículo consta o clássico “Embriaguez do Sucesso", de 1957). A antiga versão tinha Alec Guiness no elenco (eternamente conhecido pelas novas gerações como Obi-Wan Kenobi de Guerra Nas Estrelas) e um novato Peter Sellers. O que já dificulta e muito uma refilmagem.
Mas... este filme tem a seu favor a direção dos irmãos Cohen (de “Fargo”, “E Aí, Meu Irmão Cadê Você” e “O Amor Custa Caro”, estes dois últmos com George Clooney, só para citar alguns), que navegam bem nas águas do humor negro. A história gira em torno de uma situação: um grupo de ladrões aluga um quarto de uma velhinha, que descobre que eles planejam um roubo em um cassino. A solução é matar a tal senhora. Como, isso já é outro problema...

Leis da Atração (Laws of Attraction, EUA/2004) é uma comédia romântica tal qual milhares de outras, mas quem se importa? O primeiro filme que vem à lembrança é “A Costela de Adão” (Adam's Rib), que George Cukor dirigiu em 1949, com Spencer Tracy & Katharine Hepburn, dois monstros do cinema, como um casal de advogados.
Claro que a nova dupla, Pierce Brosnan & Julianne Moore, não chega a tanto, mas tem o seu próprio charme. Dirigido por Peter Howitt (também ator), o filme prova que Pierce, o atual 007 do cinema, sabe esbanjar charme no papel de um advogado especialista em casos de divórcio, concorrente profisisonal de Julianne (atriz de “Magnólia”, “As Horas”, “Hannibal”).
A historinha de sempre: o casal não se suporta, um vive retrucando o que o outro fala, etc. e etc., até que no final ... Mas quem gosta de um romance neste inverno, é a pedida da semana.