Cinema alemão finalmente cria coragem e fala sobre Adolf Hitler

"O Naufrágio", que aborda os últimos dias do ditador, estréia em setembro na Alemanha

Berlim, primavera de 1945. Adolf Hitler vive seus últimos dias fechado em um bunker construído sob a chancelaria, no coração da capital alemã. O líder delirante que havia atemorizado a Europa já é apenas um homem que perdeu o controle da guerra e de si mesmo. São exatamente os últimos 18 dias do regime nazista que aborda "Der Untergang" (O Naufrágio), filme dirigido por Oliver Hirschbiegel, protagonizado por Bruno Ganz e que estreará em setembro na Alemanha.

Enquanto Hitler está embaixo da terra, na superfície o exército soviético avança inexorável do leste. Suas bombas caem sobre a capital, destruindo-a. Escondido em seu refúgio, Hitler passa tardes inteiras brincando com seu cão pastor, comendo obsessivamente tortas de chocolate, incapaz - segundo sua secretária pessoal, Traudl Junge - de ditar o texto de uma carta.

Nas reuniões com seus oficiais, mostra-se titubeante, os dedos de suas mãos tremem. "O Naufrágio" é uma reflexão sobre o passado mais inquietante do povo alemão, baseado no livro homônimo de sucesso do escritor e jornalista Joachim Fest (Berlim, 1926).

Leia mais