Por: Ronaldo Hung



 
 
O último final de semana de julho traz boas opções de filmes: “Hellboy”, baseado nos quadrinhos, e “Mulheres Perfeitas”, com Nicole Kidman.

HELLBOY (Hellboy, EUA/2004)
Dirigido por Guillermo Del Toro (de Blade II), chega aos cinemas os famosos quadrinhos de Mike Mignola, com Ron Perlman encarnando o anti-herói Hellboy (o ator esteve esta semana em SP divulgando o filme). Hellboy começa na época do nazismo, quando durante uma cerimônia, uma porta no tempo é aberta e um bebê-demônio consegue passar para a nossa dimensão. Adotado por um cientista (John Hurt), ele é criado por uma agência do governo que defende a Terra de ameaças paranormais (aquela estorinha de que o ambiente faz o caráter).

Muita ação, efeitos de computador, com o diferencial que o diretor Del Toro domina bem a linguagem dos quadrinhos (quem viu o segundo filme do Blade sabe disso). Aliás, o diretor até desistiu do Harry Potter para se dedicar a este projeto. É um gênero para quem gosta e entra no espírito. E Hellboy tem tudo para agradar, com um bom trabalho de arte cênica, as piadinhas necessárias (auto-ironia é sempre bem-vinda) e dinheiro na produção (60 milhões). Ainda no elenco, a interessante Selma Blair, Rupert Evans e David Hyde Pierce.


MULHERES PERFEITAS (The Stepford Wives, EUA/2004)
Nova versão para um filme de 75, estrelado por Katharine Ross, chamado As Esposas de Stepford (The Stepford Wives). Quem assume o papel principal agora é Nicole Kidman, nesta fita dirigida por Frank Oz (dos filmes dos Muppets e de comédias, como “Será Que Ele É?”). O tom do roteiro é de fábula, não propriamente uma comédia, de uma cidadezinha onde as mulheres foram transformadas em robôs. Lá, a apresentadora de tv vivida por Nicole começa a desconfiar do “paraíso” local protagonizado pelas suas vizinhas e amigas. Seria uma crítica ao machismo? Pelo que a crítica especializada andou dizendo por ai, não chega a tanto. No elenco, Matthew Broderick (que faz o marido de Nicole), Bette Midler, Glenn Close e Christopher Walken. E por falar em robôs, semana que vem está prevista a estréia de mais uma fita sobre o tema, “Eu Robô”, com Will Smith e baseada em obra de Isaac Asimov. Mas isso já é outra história...