Argentina vence Paraguai e conquista medalha de ouro histórica

A Argentina se tornou neste sábado, pela primeira vez, campeã olímpica de futebol masculino, uma conquista que tem o significado extra de ser a primeira medalha de ouro do país em Olimpíadas desde Helsinque-1952, quando triunfou no remo.

A vitória sobre o Paraguai na final foi por apenas 1 a 0, mas serviu para coroar uma campanha perfeita, com seis vitórias em seis jogos, 17 gols marcados e nenhum tomado. A equipe teve ainda o artilheiro do torneio, Tevez, que marcou oito gols, incluindo o da partida decisiva.

A medalha de ouro foi também um alívio para um país que não tem uma conquista significativa no futebol adulto desde a vitória na Copa América-1993.

Foram dez anos de revezes: eliminações precoces nas Copas de 1994, 1998 e 2002, com direito a doping de Diego Maradona na de 1994; derrota para a Nigéria na final olímpica em Atlanta-1996 e não-classificação para Sydney-2000; e, por fim, derrota para a seleção B do Brasil na Copa América deste ano.

Para a disputa em Atenas, o técnico Marcelo Bielsa não quis arriscar seu pescoço e levou vários jogadores da seleção principal, mesmo com a limitação de poder usar apenas três atletas com mais de 23 anos. Dos 18 inscritos nos Jogos, 15 atuaram na Copa América em julho.