Barril Cultural

Morre no Rio, aos 80 anos, o escritor Fernando Sabino
O escritor mineiro Fernando Sabino, 80, morreu nesta segunda (11/10) em sua casa em Ipanema (zona sul no Rio de Janeiro), vítima de câncer no fígado. Sabino completaria hoje 81 anos.

De acordo com Mariana, filha do escritor, Sabino tinha câncer havia cerca de dois anos e estava recebendo assistência médica em sua própria casa. Sedado havia cinco dias, o escritor sofreu metástase (disseminação de focos de câncer para outros órgãos) dois meses atrás.

O corpo do escritor foi enterrado hoje no Cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio).

Fernando Sabino
Autor de livros como "O Encontro Marcado", "O Grande Mentecapto" e "O Homem Nu", Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte (MG) em 12 de outubro de 1923.

Aos 17 anos, ao decidir ser gramático, escreveu um artigo de crítica sobre o dicionário de Laudelino Freire no jornal "Mensagem", e publicou também artigos literários em "O Diário", junto de Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos.

No início da década de 1940, começou a cursar a Faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator da "Folha de Minas". Seu primeiro livro de contos, "Os Grilos não Cantam Mais", foi publicado em 1941, no Rio.

Em junho deste ano, o escritor lançou um romance que deixara inédito por quase 60 anos: "Os Movimentos Simulados". De acordo com entrevista divulgada pela editora Record, Sabino disse ter relido o livro "afogado em perdidas emoções" e resolveu "publicá-lo tal e qual, sem tirar nem pôr".

Morre o ator Christopher Reeve, o mais famoso 'Super-Homem' do cinema
O ator norte-americano Christopher Reeve, que ficou famoso interpretando o herói das histórias em quadrinhos Super-Homem em quatro adaptações para o cinema, morreu no último domingo (9/10) nos Estados Unidos devido a uma parada cardíaca, aos 52 anos de idade.

Reeve, que havia ficado tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, morreu no Hospital Northern Westchester de Nova York. Ele tinha entrado em coma no sábado, quando sofreu um ataque cardíaco em casa enquanto era atendido por causa de uma ferida, fato comum em pessoas paraplégicas.

O ator ficou conhecido mundialmente ao interpretar o Super-Homem no filme homônimo lançado em 1978, dirigido por Richard Donner. Ele voltou a interpretar o "Homem de Aço" em outras três produções. Outra produção de grande sucesso em que participou foi a história romântica "Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere in Time) (1980).

Após o acidente que o deixou sem movimentos do pescoço para baixo, o ator se engajou na luta pelo uso das células-tronco no tratamento de doenças.

Uma das últimas participações de Reeve como ator foi no seriado de televisão "Smallville", que conta as aventuras do adolescente Clark Kent antes de se tornar o Super-Homem.

Veja alguns dos principais filmes da carreira de Christopher Reeve.

- "SOS - Submarino Nuclear" (1978)
- "Superman - O Filme" (1978)
- "Superman 2 - A Aventura Continua" (1980)
- "Em Algum Lugar do Passado" (1980)
- "Monsenhor" (1982)
- "Superman 3" (1983)
- "O Aviador" (1985)
- "Ana Karenina" (1985)
- "Armação Perigosa" (1987)
- "Superman 4 - Em Busca da Paz" (1987)
- "Troca de Maridos" (1988)
- "Apenas Bons Amigos" (1994)
- "Sem Suspeita" (1995)
- "A Cidade dos Amaldiçoados" (1995)
- "Janela Indiscreta" (1998)