Airbus prepara festa para lançar novo avião A380

Excesso de custos e brigas políticas serão deixadas de lado amanhã na Airbus quando a fabricante de aviões mostrará seu poderoso A380, o maior já construído na história.

O presidente francês, Jacques Chirac, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, estão entre os mais de 5 mil convidados para ver em primeira mão o A380, a aposta de muitas companhias aéreas para dar nova forma à indústria.

Os clientes se comprometeram com quase US$ 40 bilhões para comprar o avião com capacidade para 555 passageiros, esperando redução nos custos operacionais e aumento dos lucros, que têm se reduzido desde 2001. A fabricante prevê demanda de 1.650 aviões na categoria do A380 pelos próximos 20 anos.

"É o primeiro avião radicalmente novo para uma geração", disse o porta-voz da companhia aérea britânica Virgin Atlantic, Paul Moore. A empresa já encomendou seis A380.

O novo avião superará o 747-400 da rival Boeing, com capacidade para 416 passageiros, que reinou por quatro décadas como o maior avião do mercado. O avião da Airbus acomodará mais de 800 pessoas se as companhias aéreas utilizarem todos os lugares da classe econômica.

O risco para a Airbus é que a empresa tem de cumprir as promessas feitas sobre o avião, que voará pela primeira vez em março e enfrenta um ano de testes. Dos mais de 200 clientes da Airbus, no entanto, apenas 14 se comprometeram com o A380.