As nossas garotas de Ipanema são tchecas

Olha que coisa mais linda: disposto a provar que nem só garotas cheias de graça balançam a caminho do mar no Rio, o “New York Times” mandou para as areias cariocas seu correspondente, o polêmico Larry Rohter, e o fotógrafo John Maier em busca da epidemia de obesidade que o Brasil estaria enfrentando. Eles encontraram alguns típicos exemplos de mulheres “cariocas” acima do peso: três tchecas.

— Dá para ver no meu rosto que sou uma típica mulher brasileira — ironiza Milena Suchopárková, que está com duas amigas da República Tcheca em uma das fotos publicadas pelo maior jornal americano ao lado da reportagem “Praias para esbeltos, onde as calorias estão à mostra”, de 13 de janeiro.

Foi-se o tempo em que a expressão “deu no New York Times” era sinônimo de credibilidade. Hoje, pode ser sinônimo de “barriga”. Sem trocadilhos: no jargão jornalístico, “barriga” quer dizer “erro de informação”. Erro este em que repórter e fotógrafo do jornal americano incorreram porque não pediram autorização ao trio de amigas para fazer a foto.

— O que mais me irritou não foi aparecer numa reportagem sobre obesidade no Brasil, e sim o fato de ninguém ter me perguntado se eu permitiria fazer a foto. — Isto, em qualquer país do mundo, é invasão de privacidade. Eu me senti muito ofendida. Como eles se atrevem a fazer isso?