Música de 'Diários de motocicleta' ganha Oscar de melhor canção
O uruguaio Jorge Drexler ganhou o Oscar de melhor canção de "Diários de motocicleta", filme do brasileiro Walter Salles. O cantor e compositor cantou um trecho da música "Al otro lado del río" como agradecimento, realizando o sonho de interpretá-la no palco do teatro Kodak, onde foi realizada a cerimônia.

A música havia sido interpretada momentos antes pelo ator espanhol Antonio Banderas e pelo guitarrista mexicano Carlos Santana.

A escolha de Banderas causou muito polêmica e chegou a revoltar a produção de "Diários". A equipe do filme, incluindo Walter Salles, chegou a divulgar uma carta repudiando a decisão da Rede ABC.

Quando a atriz mexicana Salma Hayek começou a falar sobre a próxima atração musical da noite, mencionou imediatamente Drexler que, surpreendentemente, estava lá, no Teatro Kodak.

Aliás, o uruguaio foi concorrente à estatueta de melhor canção mais filmado, e o único a ser mostrado durante a reapresentação dos indicados que precede a divulgação do resultado final, feita por Prince.