The Oscar goes to...

Clint Eastwood sai do Oscar 2005 com vítoria por nocaute
"Menina de ouro" ganhou os dois principais Oscar na noite deste domingo, derrotando o favorito "O aviador". O longa sobre a menina pobre que vira boxeadora profissional levou as estatuetas de melhor diretor (Clint Eastwood, que desbancou Martin Scorcese) e melhor filme, também deixando para trás 'O aviador', do mesmo Scorsese.

No total, "Menina de ouro" somou quatro prêmios: levou, ainda, melhor ator coadjuvante (Morgan Freeman) e melhor atriz (Hilary Swank). Freeman foi aplaudido de pé pela platéia do Kodak Theatre.

"O aviador" ficou com cinco dos 11 Oscar a que estava concorrendo: melhor atriz coadjuvante (Cate Blanchett), direção de arte, figurino, montagem e fotografia. Outro Oscar sem surpresas foi o de animação. "Os incríveis" bateu os desenhos "Espanta tubarões" e "Shrek 2".

"Diários de motocicleta" perdeu a estatueta de melhor roteiro adaptado para o independente "Sideways - Entre umas e outras", mas ganhou o Oscar de melhor canção, escrita e interpretada pelo cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler. Ele recebeu o prêmio e agradeceu cantando um trecho da música "Al otro lado del río".

O espanhol "Mar adentro", de Alejandro Amenábar, ganhou o Oscar de melhor filme de língua estrangeira, outro resultado dentro das expectativas. As novidades na estrutura da cerimônia do Oscar, tão alardeadas pela direção do evento, começaram com a atriz Cate Blanchett apresentando o prêmio de melhor maquiagem dentro da platéia. O vencedor foi "Desventuras em série", que tem como astro o ator Jim Carrey.

Leonardo Di Caprio, que chegou ao tapete vermelho com a brasileira Gisele Bündchen, apresentou o Oscar de melhor documentário de longa-metragem. Todos os indicados subiram ao palco, marcando outra mudança na cerimônia da Academia. O vencedor foi "Nascidas nos bordéis", sobre meninas indianas que filmaram suas próprias vidas nos bordéis.

DiCaprio, por sua vez, saiu de mãos vazias. Concorrendo ao Oscar de melhor ator, ele viu acontecer o que parecia inevitável, segundo todos os críticos: Jamie Foxx levou a estatueta pela atuação em "Ray", a cinebiografia sobre Ray Charles, e fez um emocionado agradecimento no qual revelou conversar com a avó que o criou todas as noites, através de sonhos.


Confira as fotos do Tapete Vermelho
Confira as fotos dos Vencedores
Mais detalhes no site oficial do Oscar