Ray Charles domina Grammy 2005 com oito prêmios e homenagens

A cerimônia de entrega do Grammy, que aconteceu no último domingo (13/2), foi marcada pela nostalgia, pela consagração ao cantor Ray Charles, morto em junho do ano passado, e pela opção por apresentações musicais em detrimento do anúncio de prêmios.

A maior parte dos troféus foi entregue antes do início da cerimônia televisada, que se concentrou em poucas categorias e nas apresentações musicais, que incluíram uma grande jam session de abertura com os grupos Black Eyed Peas, Franz Ferdinand e Maroon 5, e uma apresentação beneficente que juntou Bono Vox, Stevie Wonder, Brian Wilson e Norah Jones pelas vítimas do tsunami.

O disco "Genius Loves Company", de duetos de Charles, recebeu oito prêmios. Além disso, o cantor foi lembrado em uma homenagem feita pelo ator Jamie Foxx, pela cantora Alicia Keys e pelo produtor Quincy Jones, que apresentaram "Georgia on my Mind", um dos maiores sucessos do cantor.

A memória de Charles foi invocada novamente no quadro "In Memoriam", em que diversas personalidades da música mortas no último ano foram homenageadas, como a soprano Renata Tebaldi, o guitarrista Cy Coleman e o produtor brasileiro Tom Capone.

Mas o encontro mais badalado da noite foi a reunião de Bono Vox, Brian Wilson, Stevie Wonder, Norah Jones e outros figurões do pop para um coro em prol das vítimas do tsunami do Sri Lanka. A apresentação do grupo, que detonou a música "Across the Universe", de John Lennon, será comercializada pelo site i-Tunes e terá a renda revertida para as vítimas do maremoto.