Woody Allen diz não gostar das novas comédias americanas

O cineasta americano Woody Allen disse não gostar das novas comédias que são produzidas em seu país, as quais ele classificou como "tontas e uma perda de tempo" na maioria das vezes.

Em uma entrevista publicada neste domingo pelo Sunday Telegraph, cujo gancho é a estréia no Reino Unido de seu filme, "Melinda e Melinda", Allen se queixa do quão "vulgares e simplistas" são muitas destas comédias de hoje em dia.

O diretor de "Manhattan" admite que quando era criança não gostava dos filmes de "O Gordo e o Magro", "o que é estranho, já que eu vivia em um bairro de classe baixa". "Mas com 9 ou 10 anos já me sentia atraído pelo sofisticado, pelo estalo das rolhas das garrafas de champanhe e pelas pessoas que viviam em coberturas. Acho que gostava mais da engenhosidade que da mera comédia", explica na entrevista.

"E acho que isso é no que me transformei: em um tipo engenhoso. Meu trabalho sempre entranha sutileza, instrospecção e um componente cerebral. Não é meramente divertido. E acho que muitas pessoas não se sentem à vontade por isso", acrescenta o cineasta.

Woody Allen se diz "fascinado" pelo otimismo das pessoas que "pensam que tudo vai sair da melhor maneira possível quando tudo parece indicar o contrário".