HABEMUS PAPAM
Joseph Ratzinger é o sucessor de João Paulo 2º

Cardeal alemão é eleito o 264º sucessor de são Pedro, logo no segundo dia de conclave; Joseph Ratzinger, considerado o braço-direito de Karol Józef Wojtyla, adotará o nome de Bento 16

O cardeal alemão Joseph Ratzinger, 78 anos completos no último sábado, foi eleito nesta terça-feira o 265º papa da história. Considerado o braço-direito de João Paulo 2º, ele adotará o nome de Bento 16, de acordo com o site do Vaticano, em português.
Pouco antes das 13h (de Brasília), a fumaça saiu da chaminé da capela Sistina pela terceira vez, levando à euforia os milhares de fiéis no Vaticano. Mas, como nas duas vezes anteriores, não era certo sua cor.

Minutos depois, os sinos da basílica de São Pedro confiraram. Por volta das 13h40, o protodiácono anunciou "Habemus Papam" (temos papa). O alemão, então, apareceu numa janela do Vaticano e pronunciou o "urbi et orbi" (bênção a Roma e ao mundo), vestido com os trajes brancos tradicionais de seda e lã e com o solidéu (gorro) na cabeça.

"Queridos irmãos e irmãs, depois do grande João Paulo 2º, os cardeais escolheram a mim -- um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor", disse. "Eu me confio às suas orações", afirmou o novo papa.