Comemoração da vitória na 2º Guerra reúne líderes na Rússia

Os principais líderes do mundo comemoraram nesta segunda-feira, na praça Vermelha de Moscou, a vitória de 1945 sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com um grande desfile durante o qual o presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou a nova aliança contra o terrorismo.

"Devemos nos manter fiéis à memória de nossos pais diante das ameaças do terrorismo", disse Putin em um discurso antes do desfile militar.

Putin afirmou, ao lado dos presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da França, Jacques Chirac, além do chanceler da Alemanha, Gerhard Schröder, que a Rússia "sempre lembrará" da ajuda concedida à União Soviética pelos aliados ocidentais durante a guerra.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, não compareceu ao evento, pois trabalha na formulação do gabinete de seu novo mandato.

"Temos que defender uma ordem mundial (...) que não permita a repetição de uma guerra, fria ou quente", disse Putin, na qual estavam presentes mais de 50 chefes de Estado e de governo.

Ele também afirmou que a Rússia baseia sua política "nos ideais da liberdade e da democracia", buscando "o diálogo e a cooperação internacional".