Fidel Castro lidera marcha em Cuba contra terrorismo

O presidente cubano Fidel Castro encabeçou nesta terça-feira uma gigantesca "marcha do povo combatente" diante da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana, para protestar contra o terrorismo e as políticas de Washington contra a ilha.

"Os terroristas sempre atuaram sob as ordens dos governos e dos serviços especiais dos Estados Unidos", disse Castro em um "breve" discurso de 12 minutos, antes do início da passeata, que paralisou a capital cubana.

"É uma marcha contra o terrorismo, a favor da vida e da paz", proclamou Castro, vestido com seu tradicional uniforme verde oliva, antes de iniciar a caminhada, que contou com a presença de centenas de milhares, segundo as imagens exibidas ao vivo pela televisão local.

Castro deu início à passeata com uma pequena bandeira cubana nas mãos e cercado pelas autoridades locais, vestidos fundamentalmente com camisas vermelhas. Entre os participantes estavam o número dois na hierarquia cubana e irmão do presidente, o general Raúl Castro Ruz, e o ex-presidente da Nicarágüa, o sandinista Daniel Ortega.