Por: Ronaldo Hung






STAR WARS: EPISÓDIO III - A VINGANÇA DOS SITH
Esta semana não tem para ninguém: o filme-pipoca da vez é o novo Star Wars. Para onde você se virar, vai dar de cara com Darth Vader. Entre mortos e feridos, a nova trilogia chega ao seu final (depois da decepção dos dois filmes anteriores, pelo menos do meu ponto de vista). E parece que desta vez George Lucas acertou a mão. A opinião dos fãs é favorável para este, que seria o filme anterior à antiga trilogia (curiosamente, as últimas cenas foram filmadas no mesmo estúdio onde foram rodadas o início do antigo Star Wars). Em poucas palavras, o que todo mundo já sabe: nesta fita ficamos finalmente sabendo como Darth Vader surgiu, sua passagem para o lado negro da força etc. e tal.

Parece coisa de fanático, mas o público em geral também vai se divertir. Principalmente porque é um filme-espetáculo, repleto de efeitos especiais. Star Wars teve pré-estréias concorridas nesta semana, com muito gente passando a noite nos cinemas. Com estréia mundial e muita divulgação envolvida, é um blockbuster de respeito, que todo mundo vai acabar vendo, mais cedo ou mais tarde. Quem assistiu gostou. Agora é só ter paciência de Yoda para enfrentar as longas filas nos cinemas. E, é claro, “que a força esteja com você”!

VIDA MARINHA COM STEVE ZISSOU
Bill Murray recentemente declarou que precisa de férias e dar um tempo na carreira. Mas justo agora, que ele parecia estar acertando nas escolhas? Depois do sucesso em “Encontros e Desencontros”, Murray vive o tal Steve Zissou do título, um desses exploradores do fundo do mar, que vive dos documentários que produz (homenagem ao famoso pesquisador Jacques Cousteau). Os problemas começam quando surge um rapaz dizendo ser seu filho e sua imagem profissional fica abalada (com o fracasso de alguns trabalhos).


É uma comédia de humor negro, dirigida por Wes Anderson (que trabalhou com Murray em “Os Excêntricos Tenenbaums”, de 2001), com elenco de astros que inclui até o nosso Seu Jorge, além de Owen Wilson (que está em todos os filmes do diretor), Angelica Huston, Cate Blanchett (em papel previsto para Kate Winslet), Willem Dafoe e Jeff Goldblum. Curiosidade: Bill Murray obteve o certificado de mergulhador após o seu treinamento de mergulho para o papel, que exigiu 40 horas de dedicação do ator.

QUANTO VALE OU É POR QUILO?
Produção nacional, pelo que consta traçando um sarcástico paralelo entre dois períodos da história brasileira: da escravidão aos dias atuais. Difícil não se identificar com as situações propostas pelo diretor Sérgio Bianchi, que mostra que o povo continua o mesmo, só mudaram os números do calendário. Ou seja, continuamos sendo escravos até hoje, “como nossos pais”. Um tema sempre atual. No elenco, Sílvio Guindane, Cláudia Mello e Herson Capri.

BENDITO FRUTO
Mais um nacional ganhando as telas nesta semana dominada por “jedis & vaders”. Uma comédia de costumes, dirigida por Sérgio Goldenberg, que mostra a rotina de um cabeleireiro (vivido por Otávio Augusto). O mundo gira e a vida corre lá fora, até o dia em que ele é surpreendido quando procurado por uma antiga colega de escola (Vera Holtz), que sofreu um acidente. Elenco afiado em comédia, com boas situações e momentos, com vários nomes conhecidos, como Lúcia Alves, Camila Pitanga e Eduardo Moscovis.

TERRA EM TRANSE
Glauber Rocha dispensa apresentações. Mesmo quem nunca viu um filme dele, reconhece seu nome e a importância que significa no cenário cinematográfico. Ótima oportunidade para conhecer (ou rever) o clássico “Terra em Transe”, fita premiada no Festival de Cannes, que chega com cópias novas. Elenco irrepreensível, com o saudoso Jardel Filho (o nosso Marlon Brando) e Paulo Autran, Hugo Carvana e Jofre Soares. A narrativa acontece num suposto país latino, onde explode uma desenfreada luta pelo poder entre o povo e a elite. Programa obrigatório no gênero.