Por: Ronaldo Hung





O circuito pipoca é dominado pela volta do morcegão às telas. O bat-sinal invade os céus brasileiros. Confira esta e outras estréias:

BATMAN BEGINS
Depois de tentativas frustadas, Batman volta ao cinema. Já foram realizados tantos filmes com o homem-morcego e embora tenham sido bem-sucedidas financeiramente, as adaptações nunca convenceram os fãs dos quadrinhos. E não é para menos; o herói foi um pouco de tudo, menos captado de forma adequada. Provavelmente a melhor adaptação seja mesmo o desenho animado (que está sendo lançado em dvd em caixas).

Mas vamos aos fatos: como o próprio título já afirma, este é um novo começo para a mitologia do morcego. Assim, não são consideradas as versões anteriores. A Warner aposta suas fichas no ator Christian Bale (o vilão do remake de “Shaft”, com Samuel L. Jackson). A fita é centrada na figura de Bruce Wayne e sua transformação em Batman, destacando o lado humano do herói e seu treinamento. Enfim, há muito dinheiro envolvido no filme, que é dirigido por Christopher Nolan (de “Amnésia” e “Insônia”), uma escolha que talvez reflita o conceito desta nova produção (afinal, não é um nome ligado a nenhum blockbuster). No elenco destacam-se ainda Michael Caine, como o mordomo Alfred (com seu humor peculiar), Ken Watanabe (de “O Último Samurai”) e a mocinha Katie Holmes (a atual namorada de Tom Cruise).

Mas, para quem quer fugir do morcego, as outras opções do circuito:

NICOTINA
Co-produção mexicana e argentina, estrelada Diego Luna (que esteve em “O Terminal”, com Tom Hanks, e em “Frida”, com Salma Hayek, e é mais conhecido pelo público alternativo pela fita “E Sua mãe Também”). São as aventuras de um fanático por computador, um tipo meio esquisitão e amalucado que está de posse de um cd contendo importantes informações que interessam a máfia russa. A a confusão aumenta quando ele perde o tal cd. E começa uma busca desesperada pela cidade do México. A julgar pela sinopse, parece interessante.

EXTREMO SUL
Documentário nacional, que foi exibido no último festival É Tudo Verdade. Dirigido por Mônica Schmiedt e Sylvestre Campe, registra a jornada de uma equipe de alpinismo cujo objetivo será escalar o Monte Sarmiento (na chamada Terra do Fogo), conhecida por sua deslumbrante paisagem e perigos. A aventura rende belas imagens na tela grande, além do interesse do tema (o homem contra a natureza).

CONTRA CORRENTE
Drama americano que tem no elenco o astro de “Billy Elliot”, Jamie Bell. Seria uma crítica social ao modo de vida americano, no sentido de que, atingido um certo momento, as pessoas apenas sobrevivem, pouco se importando com o resto. O tal do conformismo. A partir da visão de uma família típica, onde o pai viúvo já não demonstra interesse algum por nada e os filhos também não esperam muito da vida, até a visita de um tio deles, saído da prisão.