Fraudes com o uso da internet crescem 1.313% no 2º trimestre

As fraudes pela internet cresceram 1.313% em todo o país no segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2004, de acordo com levantamento do governo federal. Os dados do Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (Cert.br) - criado por decreto da Casa Civil em 1995 - demonstram também que, em relação ao primeiro trimestre de 2005, as fraudes cresceram 259%. Números apurados pelo órgão mostram que o crescimento desse tipo de crime tem sido constante a cada trimestre desde 2003.
Em abril, maio e junho deste ano foram notificados 7.942 casos contra 562 no segundo trimestre de 2004. Já nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram 2.213 registros.

Esses números mostram que as fraudes pela internet já representam 45% de todos os incidentes de segurança que acontecem on-line no Brasil e são registrados pelo Cert.br. As fraudes mais comuns são as bancárias (quando um hacker captura a senha do internauta); o furto de números de cartões de crédito e violação de direitos autorais, que é a disponibilização indevida de filmes, músicas, programas de computador e etc para download ou venda em sites.

"A quase totalidade dos casos de fraude são relacionadas com a captura da senha do usuário de internet banking. Nesse último trimestre de 2005, o tipo mais comum de ataque envolvendo fraudes financeiras foi o envio, por parte dos atacantes, de e-mails contendo links para sites hospedando 'cavalos de tróia' (um tipo de vírus)", explicou Klaus Steding-Jessen, analista de segurança do Cert.br.