Image Hosted by ImageShack.us

Katrina chega ao sul de Nova Orleans com ventos de 240 km/h

O furacão Katrina, com ventos de 240 km/h, chegou às 7h30 de Brasília a Grand Isle, no sul de Nova Orleans, e entrou na Barataria Bay, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês). O olho do furacão, que se movimenta em direção norte-nordeste e que está a cerca de 80 quilômetros de Nova Orleans (Louisiana), avança a cerca de 18 km/h.

Milhares de pessoas foram evacuadas de Nova Orleans, uma cidade de 1,3 milhão de habitantes e que se encontra, em sua maior parte, abaixo do nível do mar, sendo protegida por diques.

Quando a fúria dos ventos e das chuvas do Katrina alcançou a cidade, houve uma interrupção do fornecimento de eletricidade no grande estádio Superdome, onde se refugiaram milhares de pessoas.

Os geradores de emergência começaram a funcionar mas com energia suficiente para oferecer uma iluminação reduzida e sem potência para fazer funcionar o sistema de ar condicionado para as quase 30 mil pessoas que estão albergadas lá..

Ivor van Heerden, subdiretor do Centro de Furacões na Universidade Estatal da Louisiana, disse que o furacão poderia deixar mais de um milhão de danificados se as águas ultrapassam os diques de cerca de 7 metros de altura.

Pouco antes de tocar a terra em Grand Isle, Katrina mudou seu rumo levemente para nordeste, o que trouxe um pouco de esperança em Nova Orleans.