Por: Ronaldo Hung





GUARDIÕES DA NOITE
Este filme vem sendo anunciado como uma das grandes bilheterias do seu país de origem, a Rússia. E, convenhamos, não é sempre que o circuito comercial recebe filmes alemães de grande impacto (exceto nos filmes de arte). Daí a curiosidade, principalmente por se tratar de uma fita de aventura, sobre uma guerra entre personagens da luz e das trevas, como em um grande videogame.

Não que vá trazer grandes inovações nem na história, que no fundo parece um grande apanhado dos clichês do gênero. Mas é disso que são feitas as grandes aventuras mesmo. Reciclar não é o problema, nem chega a ser comprometedor. Diz a lenda que gostamos de rever velhas histórias de tempos em tempos. O trailer exibido nos cinemas era interessante, resta conferir agora se a fita faz jus à sua fama.

OLIVER TWIST
Este é o novo filme de Roman Polanski, que esteve no país divulgando há pouco tempo, baseado em romance clássico de Charles Dickens. Já fizeram várias versões do livro, incluindo até desenho animado. E como estamos próximos da época natalina, Dickens sempre é apropriado. A história já é conhecida: um garoto foge de um orfanato e a fita acompanha suas aventuras pela antiga Londres.

Produção bem cuidada, fotografia que enche as telas, tudo ajuda a criar o clima para Polanski capturar o espectador. Os trabalhos do diretor costumam não deixar margem para meio-termos (ou você gosta, ou destesta). Mas a competência parece continuar a mesma aqui. Contar uma boa história hoje em dia não é coisa simples, onde tudo parece ter pressa. E isso Polanski sabe fazer.

DOMINO - A CAÇADORA DE RECOMPENSAS
Filme que retrata o que teria sido a vida de Domino Harvey, filha de um grande ator (Laurence Harvey, de “Sob o Domínio do Mal”, praticamente desconhecido da nova geração, o que é uma pena). Está sendo vendida como uma fita de ação estrelada pela bela Keira Knightley, mas a crítica torceu o nariz. A direção é de Tony Scott, especialista quando o assunto é a forma, não o conteúdo.

O que já é uma opção estranha, principalmente quando o roteiro, neste caso, deveria ser mais interessante. Mas, não custa dar uma conferida. Domino foi uma garota complicada, que foi modelo, abandonou a carreira e se tornou uma caçadora de recompensas. Parece ser um projeto antigo filmar sua vida (ela vendeu os direitos para o cinema em 1995 e morreu jovem, em 2005). No elenco, muita gente famosa (além da própria Keira), como Mickey Rourke (que trabalhou com o diretor em “Chamas da Vingança”), Lucy Liu (de “As Panteras”), Delroy Lindo, Christopher Walken e a sumida Jacqueline Bisset

UMA VIDA ILUMINADA
Fita da Warner baseada em livro de Jonathan Safran Foer que foi premiada no Festival de Veneza, que tem Elijah Wood (o Frodo do “Senhor dos Anéis”) como astro. Mas não é um filme comum, por assim dizer. Ele caminha mais para a linha alternativa do que comercial.

Elijah faz um jovem judeu, que é incumbido pela sua família a fazer uma viagem até a Ucrânia, para encontrar uma mulher (que teria salvo a vida do seu avô durante a guerra). No caminho, é ajudado por um atrapalhado tradutor. Um road-movie pela região e situações inusitadas. Curioso.

GOL!
Drama americano, onde o personagem principal é um mexicano que vive ilegalmente nos EUA, cujo grande sonho é ser jogador de futebol (daí o título). E não é que um dia ele esbarra com um caça-talentos de grande time? A fita entra no ambiente dos jogadores e dos grandes times, com tudo que tem direito (badalações, drogas, crises pessoais, etc. e etc.). A fita teve problemas de produção, com a saída do diretor inicial, Michael Winterbottom (que fez “9 Canções”, exibido há pouco tempo no circuito).

FINAIS FELIZES
Comédia dramática estrelada por Lisa Kudrow (a maluquinha Phoebe do seriado “Friends”), que aqui aparece morena e trabalha pela segunda vez com o diretor Don Roos (eles fizeram “O Oposto do Sexo”). Os personagens são inusitados, por assim dizer. Na história, Lisa está procurando pelo filho que abandonou quando adolescente (ela ficou grávida do meio-irmão, que agora é gay). Há também um cineasta quer filmar a história dela. Parece que a idéia é mostrar que, no mundo maluco em que vivemos, ninguém é o que aparenta ser, muito menos consegue manter um relacionamento. Curioso.

HERÓIS IMAGINÁRIOS
Drama (e ponha drama nisso) co-produzido pelos EUA, Alemanha e Bélgica, onde o maior destaque é a presença da veterana Sigourney Weaver e o do seu diretor, Dan Harris, que é o roteirista da nova versão do Superman (chamado de “O Retorno” nos cartazes que já estão espalhados nos cinemas).

Pela sinopse e trailer exibidos, parece ser uma daquelas fitas a la “Gente Como a Gente”, envolvendo uma família típica e seus problemas sem fim. Há de tudo um pouco: as crises de adolescente do filho mais novo, o pai que tenta superar fantasmas do seu passado, a mãe que é ex-viciada. Ou seja, não é filme leve. Quem gosta do gênero, deve dar uma espiada.

O FIM E O PRINCÍPIO
Documentário nacional, cujo ponto de partida, segundo divulgação, seria no estilo “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão”. A produção escolhe uma vila no interior da Paraíba e vai com a cara e a coragem para o local, buscando colher depoimentos dos moradores. Dirigido por Eduardo Coutinho (o mesmo de “Edifício Master” e “Peões”).

QUEM SOMOS NÓS?
O trailer deste documentário já foi exibido à exaustão. E não parece promissor, pelo menos no sentido de despertar o interesse do espectador. De qualquer forma, a produção apresenta várias entrevistas abordando o tema do título. O que, convenhamos, não é uma pergunta fácil de ser respondida. Há profissionais de várias modalidades: de cientistas a teólogos. Segundo a sinopse, o ponto em comum que faz a ligação do tema seria a física quântica. A quem interessar possa...