Por: Ronaldo Hung





Semana em que o grande destaque é “As Crônicas de Nárdia”, aventura em ritmo de fantasia baseada em obra de C.S. Lewis. Confira todas as estréias.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA
Com efeitos especiais a cargo da ILM de George Lucas, chega às telas esta fantasia que promete fazer a festa dos fãs do gênero. Baseado em livro de C.S. Lewis, parece ser a primeira tentativa de se adaptar para as telonas a série de romances (são 7 no total). Já houve produções anteriores com os personagens, mas em fitas para a tevê. Filmado na Nova Zelândia, é o primeiro trabalho com atores do diretor Andrew Adamson (responsável pelos dois “Shrek”). E o resultado é de encher os olhos, como o próprio trailer já deixava transparecer.
A história é clássica: quatro crianças inglesas que descobrem uma passagem mágica dentro de um guarda-roupa. Assim, eles conhecem um mundo onde existem seres fantásticos e onde o rei é um leão, que está lutando para salvar os habitantes locais da tirania de uma bruxa malvada. Pela sinopse, pode parecer uma fita simplória, mas está longe disso. Uma produção digna do cinema atual, com uma boa união de forma e conteúdo.

REIS E RAINHA
Drama francês indicado a vários prêmios Cesar (o Oscar de lá), nas categorias filme, direção, atriz, roteiro. A história acompanha a vida de um ex-casal e “o que foi feito da vida deles”, como dizia uma antiga canção. Entre encontros e desencontros, os dois parecem sempre destinados a se encontrar nas situações mais adversas. Nada de muito novo, embora pareça que a produção seja bem cuidada. Mas suspeito ser um “dramalhão” daqueles.

FAMÍLIA RODANTE
Comédia latino-americana, co-produção da Espanha, Argentina, Brasil e Inglaterra. No seu aniversário, uma matriarca de grande família recebe convite da irmã para um casamento em Buenos Aires. Como uma típica família do interior, todos vão juntos (daí o título). Detalhe: todos numa só camionete. A sinopse sugere uma comédia de costumes.

MISTÉRIOS DA CARNE
Drama co-produzido pela Holanda com os Estados Unidos, sobre um garoto que desde a infância tem constantes pesadelos. Quando criança ele teria passado por uma experiência traumática e tem um bloqueio, não se lembrando de nada. O que teria acontecido? Abdução por alienígenas??? Não fica muito claro, mas parece que a idéia é mais para drama do que para mistérios ufológicos. No elenco, a sumida Elisabeth Shue (de “Despedida em Las Vegas”). E a fita foi premiada no Festival de Seattle (direção e ator).

VOCAÇÃO DO PODER
Documentário nacional, outro com temática política, o que sempre é bom conhecer, caso você já não esteja cansado das comissões parlamentares que andam assolando nossas vidas. São retratados alguns candidatos a vereadores, em sua primeira incursão na política.

BENS CONFISCADOS
Produção nacional, um drama pelo que a sinopse anuncia. O tema é bem atual: um senador é acusado de ser corrupto pela esposa (a história parece conhecida?). Para complicar, a amante comete suicídio. Ou seja, escândalos não faltam no roteiro. A direção é de Carlos Reichenbach, dos recentes “Garotas do ABC” e “Dois córregos” (que também é co-roteirista). No elenco, Betty Faria, Eduardo Dusek e a participação de Marina Person (a VJ da MTV).

TAPAS
Documentário espanhol onde histórias correm paralelas em um bairro de uma grande cidade. Pessoas diferentes que trazem à tona diferentes emoções e visões de vida. A fita levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Montreal. O tema não chega a ser novidade, mas parece interessante.

MENSAGEIRAS DA LUZ - PARTEIRAS DA AMAZÔNIA
Este documentário apresenta o cotidiano de mulheres do Amapá, pessoas simples que fazem o trabalho de parteiras nos locais afastados da região, onde não há atendimento médico. São relatos interessantes, de uma realidade social brasileira. Curioso pela temática, embora seja para públicos específicos.