Por: Ronaldo Hung





Nesta semana nos cinemas temos a nova comédia de Jim Carrey e duas boas produções infanto-juvenis. Confira todas as estréias:

AS LOUCURAS DE DICK & JANE (Fun with Dick and Jane)
Filme de Jim Carrey, que volta à comédia nesta refilmagem de uma antiga fita (“Adivinha Quem Vem Pra Roubar”). Como ninguém mais deve se lembrar desta aventura que George Segal e Jane Fonda estrelaram em 1977 (por sinal bastante divertida), isso acaba sendo apenas mais um detalhe de produção. A história é curiosa: um executivo comemora sua promoção à vice-presidência de uma grande multinacional mas, como dizem por aqui, alegria de pobre dura pouco. Na verdade, tudo é uma grande jogada para desmoralizá-lo (o chefe é vivido por Alec Baldwin), pois a empresa na verdade está falindo. Desesperado, ele e sua esposa (Téa Leoni) partem para o crime, em atrapalhados golpes. Dá para se divertir, basta gostar do ritmo alucinado de Carrey (que às vezes exagera na dose).

O SOL DE CADA MANHÃ (The Weather Man)
Comédia que reúne duas gerações de astros: Nicolas Cage e Michael Cane (que a nova geração vai se lembrar como o mordomo Alfred do Batman do cinema). Aparentemente, é uma comédia de costumes, sobre um bem-sucedido apresentador de uma emissora de tv em Chicago, que faz a coluna de previsão de tempo (daí o título original, “the weather man”). A sua vida muda quando recebe uma proposta para trabalhar em Nova Iorque. Daí, surgem os dilemas de sempre, como ex-mulher (com quem vive brigando), filhos, família, etc. e etc. A tal história de sorte nos negócios mas infeliz na vida pessoal. Caine faz o pai do problemático e estressado personagem (que lembra um outro filme de Cage, “Adaptação”). A direção é de Gore Verfbinski, o mesmo de “Piratas do Caribe”. Pelo elenco, vale uma espiada.

O SENHOR DOS LADRÕES (The Thief Lord)
Como estamos em período de férias, nada mais justo que fitas destinadas ao público juvenil invadam os cinemas. Este “Senhor dos Ladrões” é baseado num best-seller da Alemanha, cuja autora é chamada de “J.K. Rowling alemã”. O livro também foi bem nos EUA e já foi lançado no Brasil. Em ritmo de sessão da tarde, conta as aventuras de dois órfãos que fogem de casa e querem chegar à Veneza (terra natal da mãe). Lá, trombam com um outro garoto mascarado, o tal ladrão do título, que lidera uma gang de marginais de rua. Uma boa opção, com cópias dubladas. No elenco, a veterana Vanessa Redgrave.

NANNY MCPHEE - A BABÁ ENCANTADA
Outra fita Infantil, co-produção da Inglaterra e França, com elenco de grandes atrizes, como Emma Thompson. Marca também o retorno da veterana Angela Lansbury (aquela velhinha simpática da série de tv “Assassinato por Escrito”), há 20 anos longe das telas. A história não traz novidades, de tanto que já foi aproveitada: um pai tem problemas com os filhos bagunceiros, até que surge uma babá que parece ser a resposta às suas preces. O filme é mais uma das adaptações de um livro best-seller da década de 60 (há pouco tempo foi lançado um, “Matilde”). Diversão para as férias.

FREE ZONE (Idem)
Drama em co-produção dos EUA e Israel, já exibido no Festival, cujo destaque é a presença de Natalie Portman no elenco. Aborda a vida de três mulheres, uma judia, uma palestina e uma americana. Na verdade, a fita ganhou destaque pela polêmica que gerou quando das filmagens em Jerusalém (uma cena de beijo com Natalie em frente ao Muro das Lamentações). Mas foi bem em Cannes, levando o prêmio de melhor atriz (para Hanna Laszlo). O “free zone” do título seria um local onde ocorre uma espécie de feira de carros na região.

A DAMA DE HONRA (La Demoiselle d'Honneur)
Produção de suspense francesa. O personagem principal é um jovem que, no casamento de uma de suas irmãs, conhece e se apaixona por uma das damas de honra. Aparentemente, ela exige uma estranha forma dele provar o seu amor. O diretor Claude Chabrol é considerado um dos grandes realizadores em seu país no gênero.

CANÇÕES DA TERRA DE MINHA MÃE - EXÍLIO NO IRAQUE
Drama iraniano, só para iniciados no assunto. Passa-se durante a guerra do Irã e Iraque, quando um grupo de músicos partem em busca de uma talentosa cantora, que atravessou a fronteira e parece estar correndo perigo em terras distantes.