Por: Ronaldo Hung





Semana com títulos para vários estilos. Há fita de suspense, produção para a criançada de férias e muitos filmes alternativos. Confira todas as estréias:

ESCURIDÃO (The Dark)
Fita de terror estrelada por Maria Bello (de “Show Bar” e “O Troco”), o que já recomenda uma espiada. Ela faz uma mãe que está levando a filha para visitar o pais (o casal é sepadado). Mas um acidente fatal muda toda vida deles: a menina morre afogada. Na busca pelo corpo, a mãe é assombrada pelo espírito de uma criança, que se parece muito com sua filha. A produção é inglesa. Para quem gosta do gênero, é a pedida da semana.

ZATHURA - UMA AVENTURA ESPACIAL (Zathura)
Em época de férias, nada mais justo que o circuito dê preferência às fitas tipo sessão da tarde. Esta produção é do mesmo autor de Jumanji (aquele com Robin Willians), o escritor Chrisvan Van Allsburg (que colaborou na elaboração do roteiro). O esquema é parecido: há um outro tabuleiro de jogo com poderes mágicos. O ambiente agora é de ficção científica, com robôs, aliens e naves espaciais. Não deixa de ser interessante, embora pareça mesmo uma inofensiva sessão de domingo, para se levar a criançada.

TUDO EM FAMÍLIA (The family stone)
Comédia estrelada por Sarah Jessica Parker (da série “Sex And The City”), que embora não traga nada de novo, deve garantir uma despreocupada sessão de cinema. É a velha situação da moça que vai conhecer a família do namorado. Como sempre, quase tudo dá errado. Isso sem contar a ansiedade que toma conta dela. Sarah está no seu ambiente e não nega fogo na personagem. Além disso, o elenco tem ainda Diane Keaton como a sogra. Curioso que o filme é ambientado na época do Natal (pela lógica do circuito, já deveria ter sido lançado há tempos). Diversão sem compromisso.

FEIRA DAS VAIDADES (Vanity Fair)
Drama com Resee Witherspoon, que também pode ser vista na comédia romântica “E Se Fosse Verdade” (ao lado de Mark Rufallo). É uma produção de época, onde a pobre mocinha vivida por Resee busca subir na vida e entrar para a aristocracia de Londres. Sua personagem é daquelas descoladas e que não mede esforços para conseguir alcançar suas ambições. A direção é de Mira Nair, de “Um Casamento à Indiana”, que fez boa carreira há alguns anos. Este também parece intesssante.

SOY CUBA - O MAMUTE SIBERIANO (Nacional)
Documentário nacional que seria a reconstituição da produção da fita “Soy Cuba”, de 1964, que é famoso por seus planos de câmera. Os profissionais da equipe original são entrevistados. Mas é só para iniciados no assunto.

A MARCHA DOS PINGÜINS (La Marche de I´empereur)
Documentário francês bastante comentado no circuito alternativo e que fez boa carreira nas salas americanas. Como o título já deixa transparecer, acompanha-se o ciclo dos pingüins. Como curiosidade, os bichos “narram” a história. No original, a fita conta com a voz marcante de Morgan Freeman. Por aqui, existe uma versão com as vozes de Antonio Fagundes e Patricia Pillar.

IMPULSIVIDADE (Thumbsucker)
Drama com tons psicológicos, perfeito para quem curte o estilo. É sobre um adolescente que ainda tem a estranha mania de chupar o dedo. Na tentativa de ajudar o jovem, há personagens estranhos, como o dentista vivido pelo astro Keanu Reeves, que curte esoterismo e hipnose. Não é filme para todos os públicos. Mas a idéia é interessante. O ator principal chegou a ganhar como melhor ator no Festival de Berlim.