Por: Ronaldo Hung





Mais concorrentes ao Oscar chegando às telonas, trazendo boas opções, incluindo um desenho animado. Confira todas as estréias da semana.

JOHNNY & JUNE (Walk the Line)
Do mesmo diretor de “Identidade” e “Garota Interrompida”, James Mangold, esta produção traz a vida do cantor Johnny Cash, um dos grandes ícones da música country, falecido em 2003. A fita concorre a 5 Oscars (ator, atriz, som, edição e figurino) e já levou 3 Globos de Ouro (filme, ator e atriz). Difícil não lembrar de outro drama musical recente, “Ray” (que trazia a biografia de Ray Charles). Mas não é o caso de comparar, pois ambos são filmes bons e interessantes.

A carreira do cantor, seus altos e baixos e seu casamento, tudo embalado com trilha sonora da melhor qualidade, garantem a diversão para quem assistir. Não foge do convencional, trazendo dois esforçados atores: Joaquin Phoenix no papel central (ele até canta, sem usar playbacks) e Reese Whiterspoon. Programão.

ORGULHO E PRECONCEITO (Pride & Prejudice)
Antigo dramalhão baseado em best seller de Jane Austen (que já foi filmado em outras quatros ocasiões) que traz a bela Keira Knightley em uma estória romântica no século 18. E esta nova versão concorre a 4 Oscars (atriz, figurino, trilha e direção de arte), tendo sido indicada a 2 Globos de Ouro (filme e atriz).

Pela sinopse, não parece fugir muito das nossas novelas. São cinco irmãs que vivem numa sociedade e época onde o que importa é encontrar um homem rico para desposar. Keira faz a ovelha negra, a garota rebelde que acredita no “verdadeiro amor”. Na verdade, a grande sacada do filme é misturar um toque de humor ao drama, o que confere um charme às personagens. Talvez seja exagero a indicação de Keira, mas ela é um colírio (em entrevista, ela confirmou que nas cenas de nudez usou uma dublê) e competente. Curiosamente, parece que a versão inglesa tem um final diferente desta cópia (americana).

SYRIANA - A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Drama dirigido por Stephen Gaghan, roteirista de “Traffic” e amigo do astro George Clooney, que aqui faz um experiente agente da CIA em sua cruzada pessoal contra o terrorismo, que recebe a missão de assassinar um líder no Golfo Pérsico, do ramo petrolífero. No meio de tudo, ele é usado como um fantoche do governo e bode espiatório.

Bem elaborado e competente, a fita vai agradar aos iniciados no gênero. No elenco, Matt Damon (em seu quarto filme ao lado de Clooney), Amanda Peet. Concorrendo a 2 Oscars (coadjuvante e roteiro), já deu a Clooney o Globo de Ouro de ator coadjuvante. O estranho nome do título, segundo divulgado, seria um termo para definir um local onde há petróleo.

A TERRA ENCANTADA DE GAYA (Back to Gaya)
Animação co-produzida pela Alemanha, Espanha e Inglaterra que chega com dois anos de atraso em nossas telas. A maior curiosidade, além da sua origem não-hollywoodiana, é a dublagem nacional, que traz Márcio Garcia e a turma do Pânico da Jovem Pan (Sabrina, Ceará, Bola, Mendigo e Vesgo). A tal Gaya é um mundo habitado por criaturinhas simpáticas. Acontece que o que seriam personagens de um desenho da tv ganham vida, chegando à terra para impedir que uma valiosa pedra de energia caia em mãos do inimigo. Boa diversão.