Por: Ronaldo Hung





A semana tem o segundo filme da série blockbuster “A Era do Gelo” dominando os cinemas. Confira todas as estréias.

ERA DO GELO 2 (Ice Age 2: The Meltdown)
O sucesso do primeiro filme deve se repetir nesta seqüência, que novamente conta com o brasileiro Carlos Saldanha na equipe dos responsáveis pelas espertas aventuras do mamute Manny, a preguiça Sid e o tigre Diego (sem esquecer o impagável esquilo Scrat, é claro).
Nesta aventura, o mamute cai de amores por Ellie, a única fêmea da sua espécie. O roteiro usa a velha fórmula do casal que se odeia logo de cara, para depois se apaixonar (e ela pensa que é um gambá, já que passou a vida toda com essa espécie). Diversão de primeira, tecnicamente impecável. Na dublagem nacional, as vozes de Diogo Vilela, Márcio Garcia e Tadeu Mello. Programão.

CRIANÇAS INVISÍVEIS (All the Invisible Children)
Projeto da Unicef que reúne consagrados diretores num filme cuja temática é o Programa Mundial contra a Fome (para o qual parte da renda será destinada). Entre os sete cineastas que participam, Riddley Scott, Spike Lee, John Woo e a brasileira Kátia Lund (de “Cidade de Deus”). A proposta era que cada diretor filmasse o tema (pobreza, miséria e guerra, dentre outros) em seus países de origem. Assim, há segmentos em São Paulo, África, Inglaterra e Itália.

QUANDO UM ESTRANHO CHAMA (When a Stranger Calls)
Fita de suspense, que seria a nova versão de “Mensageiro da Morte” (de 1979, com Charles Durning, que foi lançado em vídeo por aqui). Há uma refilmagem para a tv, de 93, “Um Estranho à Minha Porta”. Na época, a fita provocou bastante medo, criando, por assim dizer, a vertente do terror das babás: é a história de uma jovem que faz bicos como babá que passa a receber estranhos telefonemas durante a noite. O filme até serviu de inspiração ao diretor Wes Craven para criar as fitas do "Pânico". Ainda que o assunto já tenha sido usado várias vezes, sempre dá para render mais um pouco quando se trata de cinema. Curiosidade: a atriz principal, Camila Belle, é filha de uma brasileira e fala português.

AS FÉRIAS DA MINHA VIDA (Last Holiday)
Outra refilmagem, esta comédia tem Queen Latifah e Gérard Depardieu (que anunciou sua aposentadoria). O original tinha Alec Guinness e chamava “Quinze Dias de Vida”. A história é batida: quando descobre que está com os dias contados, uma vendedora resolve dar um novo rumo para sua vida e vai parar em um luxuoso hotel. Lá ela conhece um milionário e um famoso chef. Latifah tem um humor particular. É preciso gostar do estilo. Mas tem cara de que irá funcionar melhor depois, em vídeo.

STRINGS (Idem)
Fita de marionetes que o diretor (Anders Ronnow Klarlund) levou quatro anos para produzir e dar acabamento. É a saga de um jovem nobre que deixa seu castelo para vingar a morte do seu pai. Ao perceber que o seu reino está vivendo grave crise, o herói passa a ver a vida com outros olhos. Para complicar, sua irmã corre perigo, pois um grupo pretende tomar o poder. O tema é legal e a produção parece interessante. A conferir.

VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO (Private)
Fita italiana, baseada em fatos reais. Ao que parece, é uma parábola sobre a resistência. Com elenco de palestinos e israelenses, narra a luta de uma família que tem a casa invadida pelo exército, mas bate o pé e decide não abandonar o local. O filme iria concorrer ao Oscar de produção estrangeira, mas acabou não entrando por não ser falada em italiano.