Beckenbauer mostra bola da final da Copa e reclama da Fifa

Durante cerimônia em Berlim, o "Kaiser" apresentou a "Teamgeist Berlim" e lamentou o excesso de críticas da Fifa à organização da Copa.

O ex-jogador Franz Beckenbauer, presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo, apresentou nesta terça-feira a bola que será usada na final do Mundial, no dia 9 de julho, em Berlim. Ela se chama "Teamgeist Berlim", e é praticamente igual à bola que será usada durante todo o torneio, à exceção dos gomos dourados.

"A final da Copa do Mundo é uma ocasião especial para jogadores, técnicos e torcedores de todo o mundo. Uma bola especial para o jogo mais importante em quatro anos é uma boa idéia", afirmou o "Kaiser".

Mas Beckenbauer não foi apenas elogios durante a cerimônia de apresentação da bola, em frente ao Portão de Brandemburgo, um dos cartões postais de Berlim, que como sempre estava lotado de turistas.

O campeão mundial como jogador (1974) e técnico (1990) também reclamou do excesso de críticas que a Fifa vem fazendo à organização do evento. "Eles tem críticas a tudo o que fazemos, e são completamente supérfluas", disse Beckenbauer. "A Copa poderia começar amanhã, se fosse preciso."

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, atacou recentemente o sistema de venda de ingressos criado pelos organizadores, e disse que a Fifa vai tomar conta disso nos próximos Mundiais. Beckenbauer declarou que esse tipo de assunto é secundário. "Tudo isso vai desaparecer assim que pudermos prestar atenção no principal, que é o futebol."