Lula fala hoje com Morales sobre a Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve telefonar hoje para seu colega boliviano, Evo Morales, para tratar dos prejuízos causados ao Brasil pela nacionalização das empresas que possuem refinarias de hidrocarbonetos na Bolívia. Segundo o jornal O Globo desta terça-feira, Lula vai dizer a Morales que, para a Petrobras, não há outro caminho a não ser recorrer à esfera judicial. A empresa brasileira tem investimentos de mais de US$ 1 bilhão na Bolívia e responde por cerca de 45% da produção de gás no país.

Caso fracasse a iniciativa de Lula, que é visto como o único capaz de fazer Morales voltar atrás na decisão, o governo brasileiro poderá recorrer à mediação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Segundo o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, Chávez, o aliado número um de Morales, pode acalmar a crise: "É claro que Chávez sempre pode ajudar numa situação como essa", disse Garcia.

Lula convocou uma reunião para a manhã desta terça-feira, a fim de tratar da reação brasileira à medida boliviana. Participam representantes do Itamaraty, do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras. Ontem, ao ser informado da medida boliviana, Lula recomendou que não houvesse reações precipitadas por parte de membros do governo brasileiro.