Por: Ronaldo Hung





A semana é dominada pela aguardada adaptação para as telas do livro “Código da Vinci”. O filme é a única grande estréia. Confira os lançamentos.

O CÓDIGO DA VINCI (The Da Vinci Code)
Mais um caso em que de tanto se falar do título, quase não há mais nada para se dizer, sem cair na repetição. De qualquer forma, lá vai: esta é a adaptação do diretor Ron Howard para o best-seller de Dan Brown (que vendeu horrores e continua faturando), estrelada por Tom Hanks, Ian McKellen e Audrey Tautou.

Segundo a crítica especializada, a fita funciona melhor para quem não leu o livro (valendo então o velho ditado que o livro é melhor que o filme). A obra tem causado polêmica por insinuar que Cristo teve um romance com Maria Madalena. Porém, como o próprio astro Hanks declarou, é apenas uma boa estória, não se deve levar tão a sério assim.

A trama é desencadeada pelo assassinato do último membro de uma sociedade secreta (que conhece segredos importantes à humanidade). A sua neta decide investigar o caso e contará com a ajuda de um estudioso de símbolos. E os tais códigos estariam contidos em obras de Da Vinci. Uma diversão de primeira, com tudo que o espectador tem direito.

A NOIVA SÍRIA
Drama co-produzido pela França, Inglaterra e Israel. Uma jovem está para se casar com um grande astro da tv local síria. O porém é que cada um vive de um lado da fronteira. Para chegar de um ponto a outro, há a burocracia. Por falar em simbolismos... A fita tem no currículo diversos prêmios em festivais de Locarno, Flanders e Montreal (melhor filme, roteiro, atores). Para iniciados.