Schumacher é punido e larga em último em Mônaco

O alemão Michael Schumacher foi penalizado e largará na última colocação no Grande Prêmio de Mônaco de F-1, que acontece neste domingo, às 9h da manhã. A decisão, anunciada no começo da noite deste sábado pela direção da prova, coloca o espanhol Fernando Alonso no topo do grid.

Schumacher foi punido por ter parado seu carro, aparentemente sem motivo, após registrar sua volta rápida. A Ferrari ficou estacionada na pista, prejudicando aqueles que vinham atrás.

Em um comunicado, os responsáveis pela prova - Tony Scott Andrews, Joaquin Verdegay e Christian Calmes - afirmaram que o heptacampeão deliberadamente parou seu carro na pista, evitando que seus rivais fizessem tempos melhores que o seu. A decisão saiu oito horas após o ocorrido.

"Acompanhando todas as evidências, a organização não vê nenhuma razão justificável para (Schumacher) brecar com tamanha e excessiva força naquele trecho do circuito, e por isso não há alternativas a não ser concluir que o piloto deliberadamente parou seu carro no circuito", diz o comunicado.

Com isso, continuou o documento, "os tempos de classificação de Schumacher foram apagados. O efeito disto é que ele largará no final do grid".

Agora, o alemão não tem sequer chance de recorrer. "O artigo 112 permite aos organizadores que apaguem qualquer número de voltas de um piloto por uma infração, portanto a decisão não é passível de apelos".

Para chegar ao veredito, os organizadores da prova ouviram o próprio Schumacher; seu engenheiro de corrida, Chris Dyer; o diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn; o diretor de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali; o diretor da prova, Charlie Whiting; e o analista de software da FIA, Alan Prudom.

CONFIRA O NOVO GRID DE LARGADA
1) F. Alonso
2) M. Webber
3) K. Raikkonen
4) J. P. Montoya
5) R. Barrichello
6º Jarno Trulli
7º David Coulthard
8º Nico Rosberg
9º Giancarlo Fisichella
10º Ralf Schumacher
11º Christian Klien
12º Vitantonio Liuzzi
13º Jenson Button
14º Jacques Villeneuve
15º Nick Heidfeld
16º Christijan Albers
17º Tiago Monteiro
18º Scott Speed
19º Takuma Sato
20º Franck Montagny
21º Felipe Massa
22º Michael Schumacher