Por: Ronaldo Hung





Semana com bons programas para quem quer fugir dos jogos da Copa e se enfiar no cinema. Confira todas as estréias.

POSEIDON (Poseidon)
Mais um remake nas telas, desta vez de um dos filmes de catástrofe mais conhecidos dos fãs de cinema, “O Destino de Poseidon” (que em 1972 ganhou os Oscars de efeitos e melhor canção). Considerando-se que a nova geração nunca deve ter ouvido falar dele, pode parecer que é um Titanic menos açucarado.
O tal Poseidon é um grande transatlântico que sofre um acidente em plena noite do ano-novo. Os sobreviventes tentam sair dali, enfrentando todo tipo de problema. A direção de Wolfgang Petersen (de “Mar em Fúria” e “Tróia”) é segura e recomenda uma espiada. No elenco, Kurt Russel e Richard Dreyfuss.

TRISTÃO E ISOLDA (Tristan & Isolde)
Romance épico dirigido por Kevin Reynolds (que fez o “Robin Hood” do Kevin Costner), estrelado por James Franco (que você deve se lembrar como o amigo do Homem-Aranha do cinema). Na produção, Riddley Scott. A história se passa durante a queda do império romano, com disputas entre clãs e coisas do gênero. No meio dessa confusão, o romance proibido entre os protagonistas. Quem curte a mistura dos gêneros deve dar uma conferida.

THE BUSINESS - UMA CARREIRA PARA O PARAÍSO
Fita inglesa independente que tem como tema a máfia espanhola. Jovem ambicioso cai na proteção de um mafioso local e começa vida no crime organizado. O tom parece ser de humor negro. Pelo menos o trailer trazia essa característica. O curioso é que, como a ação transcorre nos anos 80, a trilha é bem inspirada.

NO MEIO DA RUA (Idem)
Drama nacional em que um menino rico faz amizade com um garoto da rua. Quando um videogame é roubado, os dois descobrem que precisam entrar em uma favela e enfrentar a turma ligada a traficantes. Duas facetas em contraste, em interessante visão. O diretor Antonio Carlos da Fontoura é o mesmo da comédia “Gatão de Meia-Idade”.

DOIS ANJOS (Two Angels)
Drama co-produzido pelo Irã e França, exibido no Festival de Cannes. Um pai reencontra filho que não vê há 15 anos. O jovem se tornou músico, isolando-se do mundo. Para iniciados.

ÀS CINCO DA TARDE (Panj Ë Asr)
Drama co-proução do Irã e França. No Afeganistão, garota descobre uma nova vida com a abertura social provocada pela queda do regime político local. Claro que isso provoca conflitos familiares, até que o pai decide abandonar o lugar e procurar nova vida.

SAMURAI DO ENTARDECER (Tasogare Seibei)
Drama japonês que enfoca a decadência dos samurais, tendo sido indicado ao Oscar de 2004. No currículo, tem nada menos do que 13 prêmios da academia japonesa de cinema. Após derrotar um grande rival, samurai é convocado para enfrentar um inimigo da província onde mora. No meio de tudo isso, ele tem que se virar para fazer as tarefas domésticas, após a morte da sua esposa.

MOACIR - ARTE BRUTA (Idem)
Documentário nacional que enfoca um artista deficiente físico, o Moacir do título, que é um pintor da Chapada dos Veadeiros. Registro do cotidiano deste personagem, que usa giz de cera em seus trabalhos. Trilha sonora a cargo de Leo Gandelman.