Ronaldo iguala recorde de gols em Copas, Brasil goleia e pega Gana

Ronaldo desencantou, fez dois gols e igualou o recorde de 14 gols em Copas do Mundo que pertencia apenas ao alemão Gerd Müller, que marcou nas Copas de 1970 e 1974. Foi o grande feito histórico na goleada de 4 a 1, de virada, sobre o Japão, nesta quinta-feira em Dortmund. Um jogo em que o Brasil entrou com cinco mudanças, mas o "misto" ensaiou o show que o time tido como titular nem esboçou nas partidas anteriores. Com a vitória, o Brasil assegurou o 1º lugar do Grupo F e enfrentará Gana (2º do Grupo E) nas oitavas-de-final.

O jogo com a equipe africana será na terça-feira, dia 27, às 12h horário de Brasília), também em Dortmund. Uma coincidência: o técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira comandou a seleção de Gana no começo de sua carreira, em 1967. O 2º colocado do Grupo F foi a Austrália, que empatou em 2 a 2 com a Croácia e enfrentará a Itália nas oitavas-de-final.

Ronaldo foi eleito o melhor da partida pela Fifa. Fez seu 13º gol em Copas aos 46min, marcando de cabeça após cruzamento de Cicinho. O gol empatou a partida, depois que o Brasil tomou um gol em contra-ataque, com Tamada completando um lançamento da esquerda feito pelo brasileiro naturalizado japonês Alex Santos.

"Senti um alívio quando a bola entrou. Tive duas chances ainda no 1º tempo, mas não tinha conseguido, comecei a achar que a bola não ia entrar", contou Ronaldo, após a partida.

O 14º gol de Ronaldo em Copas (e segundo na partida) saiu aos 35min do 2º tempo, estabelecendo 4 a 1 no placar. Ele tabelou com Juan e chutou colocado.

Além da boa atuação de Ronaldo, cerca de cinco quilos mais magro que quando se apresentou à seleção há um mês (segundo informou o preparador- físico Moraci Sant'Anna), a atuação geral da seleção brasileira foi muito mais solta, veloz, cheia de tabelinhas e toques bonitos como se esperava. Robinho e Juninho Pernambucano foram as novidades no ataque e meio-campo, respectivamente.