Fusca: 60 anos de sucesso

A Volkswagen comemorou na última sexta-feira, o 60º aniversário do início das vendas do Fusca na Alemanha. No dia 21 de julho de 1946, os revendedores de carros Gottfried Schultz, da cidade de Essen, e Raffay & Co., de Hamburgo, receberam as primeiras unidades do modelo. Foram nove ao todo: oito unidades para Schultz e apenas uma para Raffay. Por conta da dura crise financeira causada pela II Guerra Mundial, ambas as lojas enfrentaram dificuldades no começo. Schultz e Raffay foram as primeiras revendas autorizadas da Volkswagen a operar na Alemanha após a ocupação do país pelas tropas aliadas.

Tudo começou em agosto de 1945, logo após o término do conflito e a rendição das tropas alemãs. O governo britânico encomendou 20 mil Fuscas à Volkswagen, cuja fábrica havia sofrido sérios danos depois de seguidos bombardeios. As primeiras 55 unidades do Fusca deixaram a linha de produção da montadora em dezembro de 1945. O lote tinha como destino autoridades das forças de ocupação.

Em outubro de 1946, o governo britânico aprovou a criação de uma rede de concessionárias nas zonas ocupadas alemãs, que compreendia 10 distribuidores e 28 pontos de venda. Por conta do crescimento da economia alemã, ocorrido posteriormente, a demanda pelo Fusca aumentou e, conseqüentemente, a rede de revendedores da Volkswagen foi obrigada a se expandir. No dia 1º de janeiro de 1949, a Volkswagen contava com 103 concessionárias e 812 pontos de assistência técnica autorizada. Naquele ano, as vendas do Fusca atingiram 38.666 unidades no país.

No ano passado, a VW contabilizou 644 mil automóveis e veículos comerciais vendidos na Alemanha. Atualmente, a VW conta com 2,5 mil concessionárias em seu país de origem, sendo Gottfried-Schultz e Raffay & Co. seus maiores revendedores. O Fusca deixou de ser produzido no dia 30 de julho de 2003, quando a última unidade do modelo saiu da linha de montagem da fábrica da VW de Puebla, no México.