Chico mostra timidez e fascínio em estréia em SP

Chico Buarque "embala" platéia contida em seu primeiro show da turnê na cidade de São Paulo

Chico Buarque estreou sua nova turnê em São Paulo, na noite desta quarta-feira, com um repertório que incluiu poucos clássicos e o jeito tímido e calado de sempre. Fascínio para fãs, a quietude foi abafada apenas no bis, quando os sucessos antigos apareceram.

A apresentação no Tom Brasil Nações Unidas começou às 22h, com Voltei a Cantar, de Lamartine Babo. Quase uma vinheta para introduzir o Chico do Rio e de toda a atmosfera carioca - nome que batiza a nova turnê, que chega após sete anos de ausência dos palcos.

A primeira parte do repertório teve os versos populares de Morena de Angola, as poesias românticas de Renata Maria e Porque Era Ela, Porque Era Eu e a ginga de O Futebol. Todo o repertório de Carioca, o disco, esteve presente. Assim como alguns quase-clássicos, como Bye Bye Brasil e As Vitrines.

Praticamente sem falar com a platéia, exceto por alguns agradecimentos contidos, Chico se aventurou na calimba (instrumento de percussão) em Morena de Angola e tocou tamborim para que o baterista Wilson das Neves desse sua contribuição vocal em Grande Hotel.

Já na parte final da apresentação, Futuros Amantes arrancou aplausos entusiasmados do público. Mas foi com o bis, iniciado após 90 minutos de show, que a platéia delirou - ao ouvir novamente o Chico dos clássicos. Ele cantou os sambas Sem Compromisso e Deixe a Menina e deixou o palco ovacionado. Voltou segundos depois para o clássico Quem Te Viu, Quem Te Vê. E, quando muita gente já saía do Tom Brasil, Chico reapareceu para fechar o espetáculo em clima lúdico, com João e Maria.

Carioca teve, em sua estréia, pouco menos de duas horas de músicas. Quase não se ouviu interrupções por parte de Chico Buarque. E a timidez, como sempre, foi enorme aliada para arrancar aplausos e suspiros femininos. A temporada de Chico Buarque em São Paulo segue até o dia 15 de outubro, sempre com shows às sextas, sábados e domingos. Depois da capital paulista, o cantor e compositor embarca para uma série de apresentações em Portugal.