Por: Ronaldo Hung





Semana onde o destaque nas telas vai para a adaptação do seriado Miami Vice. Confira esta e as outras estréias.

MIAMI VICE (Miami Vice)
O diretor Michael Mann foi o roteirista original da série Miami Vice, um dos seriados de TV mais influentes da sua época (que está saindo em DVD por aqui). Pode-se dizer que a série mudou radicalmente o formato do gênero, com tratamento caprichado de fotografia e trilha sonora. Estrelada por Don Johnson e Philip Michael Thomas, o enlatado agora ganha sua versão para o cinema. O próprio Mann dirige a adaptação, trazendo nos papéis principais Colin Farrell e Jamie Foxx. Assim como na tevê, são dois policiais de Miami que se infiltram no submundo das drogas. A diferença é que nas telas a violência é maior e quase não há o humor do seriado (como o jacaré Elvis), nem a trilha eletrônica de Jan Hammer. Mas continua estiloso, fotogênico e é programão no gênero.

LEMMING - INSTINTO ANIMAL (Lemming)
Suspense francês que foi indicado ao César de atriz coadjuvante para Charlotte Rampling, além de ter participado da seleção oficial do último Festival de Cannes. Na história um casal recebe o chefe e esposa para um jantar, acontecendo coisas estranhas. Parece mais indicado ao público iniciado.

O TEMPO QUE RESTA (Le Temps Qui Reste)
Drama francês daqueles para quem gosta mesmo do estilo. Narra a vida (ou seria a morte?) de um fotógrafo, que descobre que tem só 3 meses de vida. Frustação, medo, insegurança e tudo mais transbordam na história do personagem, que decide não contar a ninguém a sua situação.

O HOMEM PODE VOAR (Nacional)
Documentário de Nelson Hoineff que aborda a vida de Alberto Santos Dumont, em tom bem jornalístico, trazendo imagens raras deste grande brasileiro, inclusive do famoso vôo do 14 Bis.

TRAIR E COÇAR E SÓ COMEÇAR (Nacional)
Comédia nacional, baseada em uma peça de sucesso de Marcos Caruso, que narra as confusões de uma empregada e seus patrões, quando surge a suspeita de traição na casa. O filme tem no elenco Adriana Estevez no papel principal, como a atrapalhada e divertida empregada. A direção é de Moacyr Góes, com adaptação para as telas do próprio autor. Se o resultado tiver o êxito do teatro, é riso certo garantido.

A ODISSÉIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES
Documentário que homenageia e narra a carreira do compositor Gilberto Mendes, conhecido por quem conhece a música erudita. Com várias entrevistas e vasta pesquisa, a fita foi dirigida por Carlos de Moura Ribeiro Mendes. Para iniciados.

D. HELDER CAMARA - O SANTO REBELDE (Idem)
Documentário que retrata a vida e carreira da importante figura religiosa representada por Dom Helder Câmara. Sempre participante no cenário político, Dom Helder sempre foi sinônimo da face progressista da igreja católica, falecendo em 1999, deixando importante marco na vida do país.