Por: Ronaldo Hung





A semana traz boas estréias, principalmente na linha dos documentários. Mas há filmes para todos os gostos. Confira os lançamentos.

CAFÉ DA MANHÃ EM PLUTÃO (Breakfast on Pluto)
Comédia dramática do especialista Neil Jordan, com toques os característicos do diretor (que levou o Oscar por “Traídos pelo Desejo”). Um rapaz que sempre teve problemas em casa por sua opção sexual decide procurar por sua mãe biológica, contando com a ajuda de seus amigos. O filme teve uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator na categoria comédia, para Cillian Murphy.

O ARCO (Hwal)
Drama da Coréia do Sul em co-produção com o Japão. O relacionamento entre um velho e uma bela jovem, que vivem num barco. Ele, que a criou desde pequena, deseja desposá-la quando ela completar 17 anos. Até lá, fará de tudo para isolá-la do mundo. Uma estranha e meio mórbida paixão. O tal arco do título é o simbolismo, é claro. Para iniciados.

O SOL - CAMINHANDO CONTRA O VENTO (Nacional)
Documentário nacional que narra a história do jornal O Sol, nos anos 60, em plena ditadura, idealizado por um grupo de artistas e jornalistas. Com depoimentos de várias figuras importantes completam o quadro, incluindo Caetano Veloso, citado no título pela sua canção “Alegria, Alegria”.

FAVELA RISING (Nacional)
Documentário co-produzido com os EUA, que registra a figura de Anderson Sá, da banda Afro-Reggae. Sua personalidade serve de condutor para esse mergulho em uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. Premiado como melhor documentário no Festival de Tribeca de 2005.

SOB O EFEITO DA ÁGUA (Little Fish)
Drama ambientado na Austrália, sobre um ex-drogada que trabalha numa locadora de vídeo e sua batalha para retomar a vida, enfrentando ainda a presença dominadora da sua mãe. O título faz referência ao fato de que a personagem faz aulas de natação, uma de suas terapias favoritas para fugir do mundo. A estrela é Cate Blanchett (de “O Aviador”). No elenco, Hugo Weaving (o agente Smith na trilogia Matrix).

BOLÍVIA - HISTÓRIA DE UMA CRISE (Our Brand is Crisis)
Documentário americano que mostra a sujeira que existe em uma eleição, com os meandros de estrategistas e a importância que existe em se criar uma boa imagem. Sempre um assunto atual, a produção levou o prêmio de melhor documentário pela International Documentary Association.

INTERVALO CLANDESTINO (Nacional)
Drama com temática política. Ambientado no Rio, a fita registra as opiniões e acontecimentos que permeiam uma campanha eleitoral. Obtém-se vários depoimentos, criando um bom painel do que pensa o povo com relação aos seus líderes.

UM CRAQUE CHAMADO DIVINO (Nacional)
Documentário sobre futebol, como o título já entrega. No caso, do jogador Ademir da Guia, que jogava no Palmeiras. Depoimentos de muita gente conhecida e entendida no assunto. Quem curte o esporte vai gostar.

CLICK (Click)
Comédia sessão da tarde com uma idéia interessante. Resta saber se vai render ou se é outro caso em que todas as boas piadas estão no trailer. O comediante Adam Sandler nem sempre acerta, mas junto com o diretor Frank Coraci fez a simpática comédia romântica “Afinado no Amor”. Agora ele faz um arquiteto que vive para o trabalho que um dia encontra um controle remoto universal, no sentido literal da palavra, objeto que controla tudo e todos. No elenco, o veterano David Hasselhoff (do seriado Super-máquina) é o chefe dele, enquanto a bela Kate Beckinsale (de “Underworld – Anjos da Noite”) faz a esposa. Há ainda ponta da vocalista do Cranberries, Dolores O´Riordan e muita música pop na trilha.

VELOZES E FURIOSOS: DESAFIO EM TÓQUIO (The Fast And The Furious: Tokyo Drift)
O terceiro exemplar da série Velozes e Furiosos já não conta com nenhum dos astros originais (Paul Walker e Vin Diesel, que faz uma pequena aparição ao final). Restou a idéia de que o público gosta de ver carros velozes nas telonas. Partindo deste princípio, a estória agora foi parar no Japão, com um novo corredor que, é claro, vai trombar com a máfia japonesa no meio dos tradicionais rachas pelas ruas da cidade. Não parece acrescentar nada, servindo como inofensivo passatempo, que segundo divulgado destruiu perto de 100 carros nas filmagens. Para acelerar e ver no piloto automático.