Por: Ronaldo Hung





A semana traz bons títulos de suspense, um romance com Sandra Bullock e outras estréias interessantes. Confira todos os lançamentos.

ALMAS REENCARNADAS (Rinne)
Novo suspense japonês, cujo cartaz já deixa bem claro que faz jus ao gênero suspense psicológico. O diretor, Takashi Shimizu, é o mesmo das produções originais de “O Grito” (que ganhou versão americana com Sarah Michelle Gellar). Curiosamente, embora a sinopse lembre um clássico do gênero (O Iluminado), consta que esta fita não foi exibida nos cinemas americanos. Uma jovem atriz consegue papel em filme baseado numa chacina que ocorreu em um hotel. Claro que o espírito de uma criança vai atormentar a mocinha o filme todo. É o cinema falando do cinema, mas aqui o que interessa é o medo. E isso a fita provoca. Quem curte o gênero, não deve perder.

ANJOS DO SOL (Idem)
Drama nacional que aborda a prostituição de jovens no nordeste brasileiro. Na história, uma jovem (Bianca Comparato, recentemente vista na novela “Belíssima”) é vendida pela família e levada à um prostíbulo de garimpo na Amazônia. Lá enfrenta a dura realidade, até conseguir fugir e tentar chegar ao Rio de Janeiro, onde descobre que as coisas não são lá muito diferentes. O elenco traz Darlene Glória de volta às telas e é a estréia do diretor Rudi Lagemann no cinema.

O QUE VOCÊ FARIA? (El Método)
Drama da Argentina, Espanha e Itália. Em tempos de “O Aprendiz” na televisão daqui, é curiosa opção. No filme, sete executivos de Madri disputam vaga em uma grande empresa. O teste de seleção é informatizado e pouco convencional. O premiado diretor argentino Marcelo Piñeyro tem no currículo fitas como “Plata Quemada”, “Kamtchatka” e “Cinzas do Paraíso”. Para iniciados.

A CASA DO LAGO (The Lake House)
Romance que é o primeiro trabalho em terras americanas do diretor argentino Alejandro Agresti, trazendo no elenco dois astros: Keanu Reeves (em papel previsto para John Cusak) e Sandra Bullock. Não há grandes novidades, sendo mais uma variação do gênero “algumas cartas de amor e etc.”. Seria algo como um “Em Algum Lugar do Passado” com “Nunca te vi, sempre te amei”. A idéia é que o casal vive em épocas diferentes na tal casa do lago do titulo, se comunicando misteriosamente por cartas. No elenco ainda, o veterano Christopher Plummer. Quem é diabético com certeza deve evitar. Já quem curte...

TERROR EM SILENT HILL (Silent Hill)
Terror inspirado em videogame do mesmo nome. Diz a experiência que, em geral, o cinema nunca consegue trazer às telas o espírito dos jogos, com resultados medianos. Neste caso, o diretor Christophe Gans é um bom sinal (é dele a adaptação do mangá “Crying Freeman” e o bom “Pacto dos Lobos”). Resta então conferir a história de um jovem que está em uma cidade fantasma (a tal Silent Hill), atrás da cura de uma doença de sua filha. A fotografia cheia de neblina ajuda a compor o clima. A conferir.

STAY ALIVE - JOGO MORTAL (Stay Alive)
Outro suspense para o público jovem. Algo como eu sei o que você “jogou” no verão passado. Grupo de adolescentes que curte um game da internet (o tal do título) vai sendo eliminado um a um. O elenco não traz nenhum rosto muito conhecido, nem a fita traz novidades ao gênero. Parece mais uma sessão da tarde para curtir com os amigos.

QUASE VIRGEM (The Long Weekend)
Comédia americana que não foi lá muito bem de bilheteria e curiosamente chega ao cinema daqui (em muitos lugares foi direto para o dvd). É o cara que está passando por uma fase daquelas, depois de ser abandonado pela noiva. No caso, um publicitário, que para piorar sofre a pressão de ter que criar uma super-campanha. Como não poderia deixar de ser, o irmão é da balada e está decidido a animar o rapaz. Rodado no Canadá.

OBRIGADO POR FUMAR (Thank you for Smoking)
Comédia americana que faz crítica à indústria do tabagismo, através da figura de um influente personagem, cujo lábia trabalha a favor das multinacionais do cigarrro. Um tema sempre interessante, que ganha o público pela presença de vários astros, como Katie Holmes (a senhora Tom Cruise), Robert Duvall, Maria Bello, Sam Elliot, Rob Lowe e outros.

BUENA VIDA DELIVERY (Buena Vida Delivery)
Comédia dramática em co-produção da Argentina, França e Holanda. Ambientada em Buenos Aires, conta a vida de um motoboy que vive com uma amiga, até que os pais da moça decidem usar o lugar para abrir uma fábrica de churros. A confusão está feita. O ator principal, Ignácio Toselli, é figura conhecida da televisão de lá. Uma comédia de costumes latina, para quem aprecia.