Google estréia busca por documentos históricos

O Google oferece aos internautas um novo serviço que permite a seus usuários realizar buscas por documentos histórios e notícias publicadas em edições antigas de jornais e revistas. A base de dados do Google tem publicações de até 200 anos.

Inicialmente, o serviço funciona basicamente com notícias e documentos em inglês e conta com informações publicadas pelos jornais The New York Times e The Wall Street Journal e pelas publicações Factive e Time Magazine. Os grupos são parceiros do negócio e cederam as informações ao Google.

Chamado de “Google News Archive Search”, o serviço lista resultados baseados no nível de relevância da busca. O serviço tem links para conteúdo de enciclopédias e documentos históricos não publicados pela impresa.

De acordo com a porta-voz do Google, Anurag Acharya, o serviço não usa nenhum dado disponibilizado no Google Books. Os serviços são totalmente independentes para evitar que contestações jurídicas contra o Google Books afetem o Google Google News Archive Search.