Por: Ronaldo Hung





Semana bastante fraca de estréias no circuitão, com opções para os cinéfilos da linha alternativa. Confira todos os lançamentos.

ANJOS DA VIDAS – MAIS BRAVOS QUE O MAR
Produção da Touchstone que tem na guarda costeira americana o pano de fundo para mostrar, ao que parece pela sinopse, a velha história do conturbado relacionamento entre veterano e novato. Basicamente, é a relação de um desajustado (vivido por Ashton Kutcher) que procura novo rumo na vida e acaba sendo treinado por um veterano da equipe (Kevin Costner). Obviamente que Costner é um cara cheio de traumas (ele perdeu toda sua equipe em um acidente do passado). O diretor Andrew Davis é o mesmo de “O Fugitivo” e “Efeito Colateral”.

O CÉU DE SUELY
Drama nacional do mesmo diretor de “Madame Satã”, Karim Ainouz. Narra a difícil vida de uma adolescente (a estreante Hermila Guedes, bastante elogiada), que faz de tudo para fugir da miséria no sertão do Ceará, até encontrar uma curiosa forma de ganhar dinheiro. Ela, porém, terá que enfrentar junto o preconceito dos moradores locais.

CANTA MARIA
Produção nacional, baseada em romance de Francisco Dantas, “Os Desvalidos”. A época é a de Lampião dos anos 30, quando uma família ajuda o bando dele (vivido por José Wilker). Mas algo sai errado e só sobrevive uma jovem, que depois será ajudada por seu tio.

SANTO ANTONIO GUERREIRO DE DEUS
Produção italiana que, como o título já diz, tem na figura do Santo Antônio o personagem principal. Segundo o autor, a história criou a imagem do religioso a partir de três figuras não menos famosas: João Paulo II, Gandhi e Che Guevara. O curioso é que os fatos são vistos a partir das observações de um ladrão. O filme foi rodado em Roma, nos famosos Estúdios Cinecittà.

CAMINHO PARA GUANTÁNAMO
Produção inglesa baseada em história real que acompanha três presos europeus no Afeganistão. São ingleses, porém com descendência paquistanesa, que são presos pelos norte-americanos. A direção é de Michael Winterbottom (de “9 Canções”).

FAMÍLIA ALCÂNTARA
Documentário nacional ambientado em Minas Gerais, tendo como principais personagens uma família e sua determinação em manter vivas as raízes africanas, através de música, teatro e festas típicas. Os integrantes já participaram de trabalhos de músicos como Chico César, Naná Vasconcelos e Martinho da Vila.

O GUARDIÃO
Drama latino premiado em Berlim. Na história, um guarda-costas de político argentino entra em crise existencial. Só para iniciados e apreciadores do gênero.

VESTIDO DE NOIVA
Produção nacional que leva às telas a famosa peça de Nelson Rodrigues, que tem com personagem principal uma mulher em coma e os seus delírios. No elenco, além de Simone Spoladore no papel principal, Marcos Winter e Tonico Pereira.