Nitendo anuncia recall de três milhões de controles do Wii

A gigante japonesa de videogames Nintendo anunciou nesta sexta-feira (15) um recall de 3,2 milhões de joysticks do novo console Wii. O problema está na alça para conectar o controle sem fio ao pulso do usuário, que já se soltou, causando diversos acidentes nos Estados Unidos e Japão.

"Anunciamos um recall de 3,2 milhões de correias", disse o porta-voz da Nintendo, Yasuhiro Minagawa. "A primeira versão era insuficiente em relação à força de alguns usuários. Por isso, decidimos substituí-las por alças de um milímetro [a anterior tinha 0,6 milímetro]", continuou.

Segundo especialistas ouvidos pela agência de notícias Associated Press, o recall vai custar à Nintendo cerca de US$ 1 milhão. Não há informações de quantos consoles foram vendidos até agora, mas a empresa de pesquisa NPD Group afirma que foram 476 mil unidades somente nos Estados Unidos, nas duas semanas após o lançamento de 17 de novembro.

O controle equipado com sensores reconhece os movimentos dos usuários, que podem simular o uso de uma raquete de tênis, espada, vara de pesca, taco de baseball e bola de boliche, por exemplo. Na última semana, já atenta aos acidentes, a Nintendo reforçou as dicas de uso para os usuários do console

Na ocasião, a companhia também admitiu que a alça do Wii poderia soltar durante “movimentação excessiva”, causando ferimentos a pessoas próximas ou danificando objetos. “Você vai precisar de espaço durante os jogos e, por isso, certifique-se de que móveis, objetos e pessoas fiquem longe, para não encostar neles durante o jogo”, dizem as instruções. Além disso, os usuários devem ficar a pelo menos um metro de distância da TV. Clique aqui para ver o manual do videogame e seu controle.

O site wiihaveaproblem.com (algo como “temos um problema”) já registra 24 alças arrebentadas, além de danos em 13 televisões, 12 aparelhos de vídeo, cinco controles do videogame, quatro Wiis, duas paredes, dois ventiladores de teto, dois laptops, dois pratos, um aparelho de som, um computador de mão, uma estante de TV, uma janela e uma lâmpada. Nove pessoas também foram atingidas, segundo o site.

De carona nos acidentes e dicas reforçadas pela Nintendo, os internautas divulgaram piadas envolvendo o uso inadequado do “controle voador” e também de seu manual em japonês, com ilustrações um tanto bizarras. Clique aqui para ver esses conselhos "extra-oficiais".

Batalha
Esse modo de jogo sensorial, que reconhece os movimentos do usuário, é o principal diferencial do console da Nintendo, empresa do GameBoy e do Super Mario Bros. O equipamento recém-lançado se junta ao PlayStation 3, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft, na briga pelo mercado de videogames, estimado em US$ 30 bilhões.