Por: Ronaldo Hung





Semana com lançamentos para todos os públicos. Confira as estréias do circuitão.

DOA - VIVO OU MORTO (DOA - Dead or Alive)
Mais uma adaptação de game chega à telona. Quem conhece o jogo deverá gostar da adaptação, cuja história básica é um grupo de belas garotas lutadoras em um torneio. Quem nunca ouviu falar, pelo menos tem a desculpa de ir ver as meninas (Jaime Pressly, Holly Valance, Sarah Carter, Devon Aoki e Natassia Malthe). A direção é do especialista Corey Yuen (de “Carga Explosiva”).

O ILUSIONISTA (The Illusionist)
Outra fita com mágica de pano de fundo (a exemplo de “O Grande Truque”, ainda em cartaz, com Hugh Jackman). Ambientado em Viena, é a história de um mágico que reencontra um amor antigo, agora casada com um príncipe europeu, que além de tudo, deseja desmascarar o herói. No elenco, Edward Norton e Jéssica Biel.

UM NATAL BRILHANTE (Deck the halls)
Comédia natalina, para ir entrando no clima do jingle-bells. O elenco é bom, com Danny DeVito e Matthew Broderick. Uma tradição bem americana, o hábito de enfeitar as casas nesta época, serve de desculpa para as situações cômicas entre dois vizinhos, que disputam quem tem a decoração natalina mais bonita. Sessão da tarde versão panetone.

ELA DANÇA, EU DANÇO (Step Up)
Romance musical, com título apropriado de canção popular daqui de grande sucesso. Não deve trazer nada de novo ao tema, que foi popular há um tempo atrás, onde um romance servia de desculpa para números musicais nas telas. Jovem delinqüente e incompreendido (é claro) é obrigado a prestar serviços comunitários em uma escola de artes e (é claro de novo) conhece e cai de paixões por uma bela aluna. Passinho daqui, passinho dali, e por aí vai...

FILHOS DA ESPERANÇA (Children of Men)
Ficção americana em co-procução inglesa, trazendo elenco competente (Michael Caine, Clive Owen e Julianne Moore) e direção de Alfonso Cuarón (de “E Sua Mãe Também”). Em 2027 a humanidade não procria mais, correndo risco de extinção. Eis que surge uma mulher grávida, que pode trazer a cura para a infertilidade. Mas há grupos rebeldes e autoridades que não gostam nada da novidade.

SÓ DEUS SABE (Sólo Dios Sabe)
Drama nacional em co-produção mexicana. Romance de uma estudante de arte com um jornalista mexicano, que se conhecem no México. É claro que o rapaz tem lá seus segredos, que acabam trazendo o casal de volta ao Brasil.

SOMBRAS DO PASSADO (Schatten Der Zeit)
Romance alemão. Uma garoto e uma garota, que trabalham em uma fábrica de tapetes, prometem se reencontrar um dia em Calcutá. Adolescentes, tentam manter a promessa, enfrentando desencontros, paixões e reviravoltas.

BRILHANTE (Idem)
Documentário nacional que traz uma cidade do interior da Bahia (Lençóis) como tema. Com população afro-brasileira em sua maioria, o local decadente adapta-se para o turismo. Tudo a partir de um filme realizado pelo diretor Orlando Senna (também responsável por este documentário), que trouxe progresso à região.

O CROCODILO (Il Caimano)
Fita de Nanni Moretti (premiado em Cannes por “O Quarto do Filho”). Segundo divulgado, é uma crítica ao então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, através da história de um diretor que não consegue financiamento para seu próximo filme (o estranho título faz referência ao apelido do político em questão).